Lula tem 51,6% contra 31,8% de Bolsonaro em votos válidos, diz Datafolha

29/07/2022 14h13


Fonte meionorte.com

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarLula tem 51,6% contra 31,8% de Bolsonaro em votos válidos, diz Datafolha(Imagem:Reprodução)Lula tem 51,6% contra 31,8% de Bolsonaro em votos válidos, diz Datafolha

Uma nova pesquisa Datafolha foi divulgada na noite desta quinta-feira (28), onde mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto no primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 29%. Em terceiro, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%.

Os números apresentam uma manutenção do cenário levantado na pesquisa anterior, onde o ex-presidente aparece com uma vantagem de 18 pontos percentuais. Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo e estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa divulgada no final do mês passado apresentou Lula com 19 pontos de vantagem sobre Bolsonaro e liderava a corrida presidenciável, também com 47% das intenções de voto no primeiro turno.

Foram apresentados como candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe DÁvila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Felipe DAvila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

Veja os números:

Pesquisa estimulada de intenções de voto:

Lula (PT): 47% (47% na pesquisa anterior, em junho)
Jair Bolsonaro (PL): 29% (28% na pesquisa anterior)
Ciro Gomes (PDT): 8% (8% na pesquisa anterior)
Simone Tebet (MDB): 2% (1% na pesquisa anterior)
André Janones (Avante): 1% (2% na pesquisa anterior)
Pablo Marçal (Pros): 1% (1% na pesquisa anterior)
Vera Lúcia (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)
Em branco/nulo/nenhum: 6% (7% na pesquisa anterior)
Não sabe: 3% (4% na pesquisa anterior)

Votos válidos

A pesquisa mostra ainda que o ex-presidente Lula tem 51,6% dos votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro 31,8%, podendo vencer a eleição já em primeiro turno. Ciro Gomes aparece com 8,8% das intenções nesse cenário.

As intenções de voto nulo e em branco e daqueles que não responderam ao questionário, são desconsideradas nesse cálculo. Só são válidas as respostas de quem escolheu um candidato. A vantagem de Lula em relação à soma dos concorrentes está dentro da margem de erro do levantamento, segundo o Datafolha.

A pesquisa anterior em votos válidos também sinalizou para a vitória do petista em primeiro turno, 53% dos votos válidos, contra 47% da soma dos adversários.

Cenários divido por sexos

Segundo o Datafolha, Bolsonaro teve uma subida acima da margem de erro no eleitorado feminino de 52% da amostra, ganhando 6 pontos percentuais. Porém, ele ainda perde para Lula por 46% a 27%.

Lula avançou 4 pontos entre homens, dentro da margem que neste segmento é de três pontos, e lidera por 48% a 32%. Bolsonaro perdeu o mesmo contingente numericamente no segmento, que tem 48% da população.

Estabilidade em intenção espontânea de voto


A pesquisa mostra que também foi registrada estabilidade em relação a junho em intenção espontânea de voto, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados. Lula lidera com 38% (antes com 37%), Bolsonaro marca 26% (27% antes), Ciro tem os mesmos 3% e Tebet surge com 1%. Os indecisos também se mantiveram no mesmo nível, com 26% (eram 27%).

Tópicos: lula, pesquisa, bolsonaro