Lula responde carta de Biden e convida presidente dos EUA para visitar o Brasil

27/01/2024 11h24


Fonte CNN Brasil

Imagem: REUTERS/Kevin LamarqueLula também fala sobre democracia e transição energética entre Brasil e EUA(Imagem:REUTERS/Kevin Lamarque)Lula também fala sobre democracia e transição energética entre Brasil e EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para visitar o Brasil, de preferência, ainda no primeiro semestre deste ano.

O convite foi feito em uma resposta à carta enviada pelo democrata norte-americano em 17 de janeiro. Na ocasião, Biden chamou o petista de “amigo” e disse que muito pode ser feito pelos dois presidentes.

A CNN teve acesso a trechos da carta enviada pelo brasileiro. Lula cita os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos para fazer o convite a Biden.

“No contexto das comemorações do bicentenário, gostaria de convidá-lo a visitar o Brasil, preferencialmente neste 1º semestre, para que possamos celebrar a ocasião no mais alto nível e dar continuidade ao aprofundamento da nossa parceria”, escreveu Lula.

O pedido para que Biden visite o Brasil ainda no primeiro semestre tem relação com as eleições dos EUA. Isso porque Biden deve concorrer à reeleição contra Donald Trump. As prévias estão marcadas para agosto.

G20

Ainda citando as relações diplomáticas entre os dois países, o presidente brasileiro diz esperar que os dois países se ajudem durante o tempo em que o Brasil estiver na presidência do G20.

Criado nos anos 1990, o grupo reúne as maiores economias do mundo, responsáveis por mais de 80% da economia global. Os Estados-membros se reúnem anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.

Além do Brasil, também integram o G20 países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Itália, Japão, China, Argentina, Inglaterra e Rússia.

Com o Brasil à frente da presidência do G20, a próxima cúpula acontecerá no Rio de Janeiro, em novembro deste ano.

“Esperamos que esse mesmo espírito guie nossa colaboração sobre a agenda do G20 durante a presidência brasileira”, afirmou.

Transição energética e democracia

Na carta enviada a Biden, Lula ainda sugere uma “nova parceria” na área de transição energética.

“Iniciativa que poderíamos explorar para marcar nosso bicentenário de relações diplomáticas seria uma ‘nova parceria para a transição energética’, centrada em áreas nas quais ambos os países possuem vantagens comparativas e interesses compartilhados, como os combustíveis sustentáveis para transporte aéreo e marítimo de cargas e o hidrogênio verde de baixa emissão”, disse o presidente.

No documento, Lula também reforçou que é preciso reforçar as relações entre os dois países “com base na sintonia em defesa dos direitos humanos, desenvolvimento sustentável e da promoção das liberdades democráticas”.

A carta carrega o simbolismo de os dois presidentes terem visto, após suas eleições, ataques de oposicionistas às sedes de poderes da República.

No caso de Biden, foi o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. No Brasil, o 8 de janeiro de 2023, com depredação da Praça dos Três Poderes.

“Sei da sua própria experiência com ameaças similares e do seu compromisso com as instituições e regras que salvaguardam a democracia”, escreveu o petista.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: lula, carta, biden