Lula fará visita ao Piauí até março, quando Bolsa Família com acréscimo começa a ser pago, diz Welli

13/01/2023 14h43


Fonte G1 PI

Imagem: Isabela LealClique para ampliarWellington Dias cumpre agenda no Piauí e traça metas com a equipe de governo do estado.(Imagem:Isabela Leal)Wellington Dias cumpre agenda no Piauí e traça metas com a equipe de governo do estado.

Cumprindo agenda no Piauí, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil (MDS), Wellington Dias, reuniu-se, nesta sexta-feira (13), com o governador Rafael Fonteles (PT) e a equipe de governo do estado. Ele disse ainda que até março o presidente Lula (PT) deve fazer uma visita ao Piauí.

Lula, quando eleito em 2002, fez seu primeiro ato como presidente com uma visita ao Piauí, em cidade berço do Bolsa Família, Guaribas. O Bolsa Família com acréscimo começará a ser pago em março.

O ministro pontuou que o foco do trabalho é cuidar dos mais pobres e garantir a dignidade dos piauienses. Na oportunidade, participou da solenidade de posse da conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Rejane Dias, sua esposa.

O ministro anunciou na reunião que o presidente Lula vai reunir novamente todos os governadores do Brasil, ainda em fevereiro. “Dessa vez, ele vai dar maior prioridade ao quesito social. O trabalho será voltado para o desenvolvimento de forma estratégica, de acordo com a demanda de cada estado”, disse.

Segundo o ministro, a reunião no Piauí com a equipe de governo, teve três pontos primordiais: conhecer a equipe de governo, preparar o Piauí para receber apoio na área social retomando obras inacabadas e fazer um trabalho em conjunto com secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, liderada pela ex-governadora do Piauí, Regina Sousa.

“Desde quando assumi como ministro que o governador Rafael me pede uma visita. Pois o saldo foi muito positivo. Um dos focos do nosso trabalho é retomar as obras inacabadas para garantir condições de prosseguimento e visitar as obras em andamento. Obras como a ferrovia Transnordestina, o porto de Luís Correia, o conjunto habitacional em Piripiri, a barragem de Cocal que está parada, entre outras”, pontou.

Lula no Piauí

Wellington Dias afirmou que o presidente Lula deve cumprir agenda no Piauí entre os meses de fevereiro e março. “Ele vai fazer uma visita na Bahia, pois é o estado com o maior número de pessoas do Cadastro Único (CadÚnico). Em seguida viaja para Argentina e no mês o final do mês de fevereiro ou março deve visitar o Piauí”, relatou.

O ministro afirmou ainda que a possível visita de Lula ao Piauí foi um pedido que será acatado. “O presidente está focado nas pautas socais. Aqui não será diferente. Ele vai tratar sobre dignidade e economia. Deve visitar algumas obras também”, afirmou.

Pagamento do novo Bolsa Família no Piauí
O ministro de Desenvolvimento afirmou que em março terá condições para começar os primeiros pagamentos do novo Bolsa Família no Piauí, bem como o acréscimo de R$ 150,00 por criança abaixo de seis anos.

“A equipe do MDS reconhece nossas experiências no Piauí, por isso trabalharemos juntos em duas diretrizes. A primeira é que até fevereiro possamos começar a atualização do Cadastro Único (CadÚnico), ele que é um programa em prol das pessoas que precisam comer e tem direto ao Bolsa Família. Paralelo a isso, iremos desligar quem não tem direito à esses benefícios”, disse.

Destacou ainda os principais focos do MDS. “Política de habitação, água, energia, documentação, vacinação, matrícula de crianças e adolescentes, enfim, serão mais de 30 programas sociais”, finalizou.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews