Lewandowski manda MJ informar se debateu Petrobras e Odebrecht com autoridades estrangeiras

17/02/2021 17h27


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarLewandowski manda MJ informar se debateu Petrobras e Odebrecht com autoridades estrangeiras(Imagem:Reprodução)
 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou, nesta quarta-feira (17), que o Ministério da Justiça e Segurança Pública informe se realizou diretamente, ou intermediou, tratativas com autoridades internacionais sobre investigações e acordos envolvendo a Odebrecht e a Petrobras.

A decisão foi tomada após a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informar que mensagens apreendidas na operação Spoofing, da Polícia Federal, indicam conversas fora dos canais oficiais entre procuradores da operação Lava Jato no Paraná e autoridades da Suíça e dos Estados Unidos. O tema da interação teria sido o acordo de leniência da Odebrecht.

Na decisão, Lewandowski estabeleceu o prazo de cinco dias para que o ministério preste os esclarecimentos se houve uma atuação por interme?dio do Departamento de Recuperac?a?o de Ativos e Cooperac?a?o Juri?dica Internacional da Secretaria Nacional de Justic?a.

O ministro também questionou se a interação, caso exista, foi requerida a pedido da Procuradoria-Geral da Repu?blica, do Ministe?rio Pu?blico Federal ou da Poli?cia Federal.

O ministro estabeleceu que devem ser informadas negociações entre de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2020 que envolvam a Petrobras e a Odebrecht, inclusive a seus diretores e funciona?rios, especialmente quanto a? repatriac?a?o de valores, pagamentos de multas, ajuste de indenizac?o?es, peri?cias te?cnicas, acordos de lenie?ncia e interca?mbio de dados.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: federal, ministro, odebrecht