Legislação deve pulverizar candidaturas a prefeito em 2020

05/10/2019 10h54


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarLegislação deve pulverizar candidaturas a prefeito em 2020.(Imagem:Divulgação)

As mudanças na legislação eleitoral para 2020 devem levar à pulverização de candidaturas em todo o Brasil. No caso das disputas pelas Câmaras Municipais – agora sem coligação proporcional –, todo partido que quiser disputar para valer terá que formar amplas chapas, onde o maior número de candidatos tende a implicar em maior soma de votos e, em consequência, maior número de vereadores eleitos.

A própria estratégia de eleger mais vereadores deve fortalecer a tendência de lançar candidaturas à prefeitura. Somente em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte há 26 pré-candidatos a prefeito.

Teresina, que sempre teve alta ou altíssima concentração de votos em dois candidatos, pode ter no próximo ano uma situação nova. No cenário de hoje, vislumbra-se pelo menos três candidatos viáveis, dividindo votos: um representante do Palácio da Cidade, outro com o aval do Palácio de Karnak e o candidato do MDB, que tende a ser Dr. Pessoa. Tal perspectiva pode levar à inédita situação de três candidatos com mais de 20% dos votos válidos.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: prefeito, candidatos, votos