Kléber Eulálio é eleito conselheiro do TCE-PI

19/05/2015 15h47


Fonte Cidadeverde.com

O prefeito de Picos, Kléber Eulálio (PMDB), foi eleito nesta terça-feira (19) como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O ex-deputado irá assumir a vaga deixada pelo ex-conselheiro Anfrísio Lobão, aposentado em outubro do ano passado.

Imagem: Thiago AmaralClique para ampliarKléber Eulálio(Imagem:Thiago Amaral)

Ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Kléber Eulálio recebeu 18 dos deputados estaduais, contra 11 do ex-deputado Mauro Tapety (PMDB) e um de César Aguiar Andrade.

A apuração seguiu empatada entre os dois pmdebistas até os últimos 10 votos, quando Eulálio abriu vantagem.

Com a eleição, Kléber Eulálio terá de deixar a prefeitura de Picos, que passará a ser comandada pelo hoje vice-prefeito Padre Valmir Lima (PT). Segundo o prefeito, a transição será discutida a partir de agora.

“Vamos organizar as coisas na prefeitura, aguardar a nomeação, a posse; vai demorar um pouco ainda. Tenho trinta dias para assumir com possibilidade de prorrogar por mais trinta”, afirmou.

Kléber Eulálio também comentou o resultado e elogiou o TCE-PI. “(Devo a eleição) ao bom relacionamento com os colegas. O Tribunal de Constas é um exemplo para o Brasil inteiro. Vou lá somar, contribuir e ajudar a manter esse bom trabalho”, disse.

O prefeito também agradeceu por ter recebido votos independentemente do posicionamento político. “Foi uma eleição que não teve a ver com disputa de governo. Acho que tive votos tanto do governo quanto da posição”.

Discursos e votação

Mais de 30 candidatos se inscreveram e 24 foram considerados aptos, mas os nomes de Kléber Eulálio e Mauro Tapety polarizaram a disputa. O deputado estadual Antônio Félix (PSD) chegou a lançar seu nome na tentativa de um consenso, mas desistiu na véspera da eleição.

A sabatina dos candidatos se resumiu a uma pergunta igual para todos, que responderam as razões que os levaram a disputar a vaga. Cinco candidatos se ausentaram. Cada um tinha três minutos para a resposta. Em seguida, os deputados poderiam fazer perguntas direcionadas, mas nenhum quis promover novos questionamentos.

O único deputado a se manifestar antes da votação foi Dr. Pessoa (PSD), que respondeu a um candidato que questionou o formato de escolha do novo conselheiro. O parlamentar se solidarizou. "O meu desejo é que fosse concurso e não quem indica", afirmou.

Durante a sabatina, vários candidatos reclamaram da polarização da disputa e da declaração antecipada de voto. Um deles, Elias Machado de Carvalho, chegou a pedir que a eleição fosse adiada porque nem todos tiveram o mesmo espaço na imprensa para defender suas propostas. O pedido foi ignorado.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook