João Vicente é alternativa para PMT

13/07/2019 12h20


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Divulgação / PTB-PiauíJoão Vicente Claudino: alternativa do grupo de Firmino Filho na lista possíveis candidatos à Prefeitura de Teresina.(Imagem:Divulgação / PTB-Piauí)João Vicente Claudino: alternativa do grupo de Firmino Filho na lista possíveis candidatos à Prefeitura de Teresina.

O empresário João Vicente Claudino surpreendeu o mundo esportivo ao anunciar que o Fluminense não disputará mais a Série B do campeonato piauiense de futebol. Mas pode entrar em campo em uma outra modalidade: a de candidato. Isso porque o nome de JVC faz, de verdade, parte de uma lista de alternativas do grupo de Firmino Filho (PSDB) para a disputa pela prefeitura de Teresina no próximo ano.

Firmino trabalha com diversas alternativas, dentro e fora do PSDB. A aliança principal é com o PP, e o presidente do Progressista, Ciro Nogueira, também tem lá suas preferências. Mas somente avaliações futuras vão definir quem de verdade será o candidato do Palácio da Cidade à sucessão de Firmino.

PT, um adversário mais forte?
Na construção de candidatura própria, o grupo de Firmino avalia os adversários mais fortes. Dr. Pessoa (que vai se filiar ao MDB) é visto como bom de largada e ruim de chegada: teria “teto” que limitaria suas chances. Georgiano Neto (PSD) é visto como alguém que carece de maior musculatura na capital. Já Fábio Abreu teria dificuldades de formar grupo, posto que o PT tende a ter candidatura própria e arrastaria para si boa parte do suporte do secretário de segurança.

Daí, a análise se cenário se detém com mais atenção em Franzé Silva, que tende a ser o candidato petista. Seria o adversário com mais fôlego, ainda que neste momento careça de maior envergadura popular na capital.

Os candidatos do "firminismo"
Nesse quadro, os aliados do prefeito Firmino Filho aguardam as avaliações das pesquisas qualitativas. Elas vão dizer quem tem maior possibilidade. Até lá, ficam as especulações, com indicação de pontos fortes e fracos de cada candidato.

• CHARLES SILVEIRA: É o preferido do grupo. Tem amplo reconhecimento técnico e capacidade de articulação para a governabilidade. Mas ainda carece de resposta popular, um ingrediente importante.
• WASHINGTON BONFIM:
É o preferido de Ciro Nogueira. Mas já não empolga tanto quanto antes, sobretudo por ser visto como um nome distante, já que mora em São Paulo há quase dois anos.
• SILVIO MENDES:
Tem alta resposta popular, mas conserva algumas diferenças dentro do PSDB. Está longe de ser o preferido de Firmino, que pode aceitá-lo em razão do fator popularidade e viabilidade eleitoral.
• JOÃO VICENTE: foi lembrado por Júlio Arcoverde e vem conversando muito com Firmino. Não é a primeira alternativa, mas é sim uma alternativa real. Será avaliado nas pesquisas.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: grupo, candidato, firmino