João Mádison apresenta projeto para garantir direito a opção de parto na rede pública

23/08/2019 15h04


Fonte Alepi

Imagem: AlepiJoão Mádison apresenta projeto para garantir direito a opção de parto na rede pública.(Imagem:Alepi)

O deputado João Madison (MDB) apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 163 de 2019 que visa garantir às parturientes atendidas em hospitais, maternidades e instituições afins em território piauiense terão o direito de optar pelo parto cesariano a partir da 39ª semana de gestação, devendo ser respeitada sua autonomia.

A matéria foi lida em plenário no dia 19 de agosto e encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça para parecer sobre sua constitucionalidade. No projeto, o autor prevê que a opção deverá ser feita pela gestante a partir da trigésima nona semana de gravidez, após ela ter sido conscientizada e informada sobre os benefícios do parto normal e dos riscos de sucessivas cesarianas. O médico deverá registrar no prontuário da paciente os motivos da não observância da opção, caso isso ocorra. A parturiente que optar pelo parto normal também deverá ter essa decisão respeitada.

Quem optar pelo parto cesáreo terá direito à analgesia, com as despesas decorrentes correndo por conta de dotação orçamentária ou por suplementação, caso seja necessário.Nos hospitais, maternidades e instituições afins, deverá ser afixada uma placa informando que: “Constitui direito da parturiente escolher a cesariana a partir da trigésina nona semana de gestação”.

O médico que divergir dessa opção da grávida terá o direito de encaminhá-la para outro profissional. Esse mesmo direito que está sendo proposto pelo deputado João Madison já foi adotado no Estado de São Paulo e está em vigor desde o início deste mês. O entendimento é que a parturiente tem direito ao financiamento do seu parto cesáreo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do mesmo modo em que ocorre nos partos normais.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: direito, semana, parto