Investigadores querem ouvir Maurício Valeixo, ex-diretor geral da PF, na próxima semana

08/05/2020 09h51


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoInvestigadores que atuam no inquérito que apura interferência política do presidente Jair(Imagem:Reprodução)
 Investigadores que atuam no inquérito que apura interferência política do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal querem ouvir o ex-diretor-geral da corporação, Maurício Valeixo, na próxima semana. A ideia, segundo o blog apurou, é ouvi-lo já na segunda-feira (11), em Curitiba.

Como a equipe de procuradores que auxilia o procurador-geral, Augusto Aras, nos trabalhos do inquérito e acompanha os depoimentos das investigações terá de se deslocar de Brasília para Curitiba, os depoimentos dos ministros da ala militar do governo devem ficar para depois de Valeixo.

Valeixo foi o pivô da saída de Moro do governo. Bolsonaro queria tirar do posto o então diretor-geral da PF desde agosto, mas Moro reagiu. Valeixo era um nome escolhido por Moro, e o ex-ministro ameaçou deixar o governo se Bolsonaro tirasse Valeixo.

Em agosto, o presidente recuou. Em abril, voltou ao tema e comunicou a Moro que faria a troca. Sem concordar, o ex-juiz da Lava Jato pediu demissão após Valeixo ser exonerado e relatou durante pronunciamento de sua demissão que o presidente fez a troca porque queria interferir politicamente na Polícia Federal.

Com base em seu pronunciamento, a PGR pediu a abertura de um inquérito ao STF.

Os relatos estão em investigação, e o caso está sob relatoria do ministro Celso de Mello. O ex-ministro da Justiça Sergio Moro depôs no inquérito no último sábado (2).

Agora, para investigadores, é crucial ouvir ministros do Planalto - General Heleno (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência), General Ramos (Secretaria de Governo) e General Braga Netto (Casa Civil) - sobre as acusações de Moro, além de Valeixo.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: governo, moro, valeixo