Integração da Agricultura Familiar, Governos e Ceasa fortalecem o Banco de Alimentos, diz W. Dias

28/05/2023 17h23


Fonte 180graus.com

Imagem: DivulgaçãoIntegração da Agricultura Familiar, Governos e Ceasa fortalecem o Banco de Alimentos, diz W. Dias(Imagem:Divulgação)Integração da Agricultura Familiar, Governos e Ceasa fortalecem o Banco de Alimentos, diz W. Dias

A principal meta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é tirar o Brasil dos mapas da fome e da insegurança alimentar. Para isso, conhecer experiências exitosas que possam ser replicadas pelo país é fundamental para a formulação de ações. É o caso do Banco de Alimentos da Nova Ceasa Piauí que recebeu visita de uma comitiva do MDS neste sábado (27.05).

Aqui eu vejo uma integração que é meu sonho: produtores da agricultura familiar, apoiados por programas do governo estadual e do Governo Federal, integrados com a Ceasa, que tem um banco de alimentos” , disse Wellington Dias.

O ministro Wellington Dias e a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, visitaram as instalações do equipamento, em Teresina, que evita o desperdício de frutas e verduras. “Eu saio daqui mais animado ainda. Aqui eu vejo uma integração que é meu sonho: produtores da agricultura familiar, apoiados por programas do governo estadual e do Governo Federal, integrados com a Ceasa, que tem um banco de alimentos”, apontou o titular do MDS.

O objetivo é fortalecer o Banco de Alimentos que arrecada, processa e distribui produtos doados pelos comerciantes para instituições socioassistenciais do estado. “Apoiar para ampliar equipamentos, garantir sustentabilidade e junto às várias entidades que estão na ponta, atendendo a quem precisa. É uma Apae, uma entidade que cuida de crianças, de famílias que estão em situação de vulnerabilidade. São pessoas que têm a necessidade de um complemento alimentar”, prosseguiu o ministro.

O MDS trabalha para fortalecer a Rede Nacional de Banco de Alimentos. No trabalho de articulação, o Governo Federal promove o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os estados, visando criar um sistema eficiente de distribuição de alimentos para atender às necessidades da população brasileira. “Existe uma rede de banco de alimentos que o MDS pretende fortalecê-la, promovendo a troca de experiências, fomentando ações educativas, qualificando e propondo políticas públicas”, enumerou Valéria Burity.

Equipamentos como os bancos de alimentos, cozinhas solidárias e restaurantes populares são fundamentais para garantir a segurança alimentar da população em vulnerabilidade. “Os bancos de alimentos são muito importantes, porque eles unem as várias pontas do processo alimentar, a produção com o consumo de alimentos, garantindo acesso à alimentação adequada a quem está passando fome”, explicou a secretária do MDS.

Os bancos de alimentos são muito importantes, porque eles unem as várias pontas do processo alimentar, a produção com o consumo de alimentos, garantindo acesso à alimentação adequada a quem está passando fome”, disse Valéria Burity

No Piauí, o banco de alimentos da Nova Ceasa oferece ainda oficinas de capacitação, orientação nutricional e conta com atendimento médico e psicológico para as pessoas atendidas. Atualmente, o equipamento atende a 22 instituições e já distribuiu um milhão e duzentos mil quilos de alimentos no estado.

“Agora a gente ampliar. Aqui são 15 mil refeições por dia, 15 mil pessoas atendidas. Então é garantir uma ampliação e, mais do que isso, a gente organizar uma rede de bancos de alimentos pelo Brasil. Algo que possa realmente tirar o país do mapa da fome”, projetou o ministro.

Além de garantir acesso aos alimentos, a secretária Valéria Burity destaca que ações de transferência e valorização da renda são complementares à meta do presidente Lula de tirar o país do mapa da fome. “O Governo Federal tem várias ações de combate à fome, começando pelo acesso à renda, como o Bolsa Família, aumento do salário mínimo, que de fato vai garantir acesso à alimentação e, também, com muitas propostas de produção, oferta e consumo de alimentos adequados e saudáveis e o banco de alimentos é uma delas”, disse.

Além do banco de alimentos, a própria Ceasa do Piauí gera mais de 16 mil empregos diretos e indiretos, sendo 700 lojistas entre diversas áreas da economia como alimentação, vestuário e embalagem em atacado ou varejo. São cerca de 35 mil toneladas por mês comercializadas dentro do estabelecimento. Mais de 10 mil pessoas passam diariamente pelo local.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: fome, combate, alimenta??o