Haddad confirma que isenção para sites chineses continua em até U$ 50

18/04/2023 14h45


Fonte meionorte.com

 Imagem: Diogo Zacarias
Clique para ampliarMinistro da Fazenda, Fernando Haddad(Imagem:Diogo Zacarias)Ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta terça-feira (18) que o governo não vai mais acabar com a regra que isenta transações internacionais avaliadas em até US$ 50 e feitas entre pessoas físicas. Anteriormente, a possibilidade de taxar esse tipo de serviço havia sido ventilada pelo Ministério da Fazenda e pela Receita Federal.

Em entrevista à imprensa, Haddad pontuou que a isenção é apenas para pessoas físicas, e que o governo vai buscar alternativas para impedir empresas de usarem mecanismos para driblar o Fisco que é a autoridade fazendária do país que controla os pagamentos de impostos em todas as esferas tributárias.

Ainda segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu o recuo, após diversas críticas populares à medida. O petista determinou à equipe econômica que busque resolver a questão administrativamente, com reforço na fiscalização. O governo pretende utilizar práticas internacionais para impedir a fraude e a concorrência desleal.

"O presidente nos pediu ontem pra tentar resolver isso do ponto de vista administrativo. Ou seja, coibir o contrabando. Nós sabemos aí que tem uma empresa que pratica essa concorrência desleal, prejudicando todas as demais empresas, tanto do comércio eletrônico quanto das lojas que estão abertas aí, sofrendo a concorrência desleal dessa empresa", disse o ministro da Fazenda.

O ministro informou também que o presidente pediu para "usar o poder de fiscalização da Receita Federal sem a necessidade de mudar a regra atual, porque estava gerando confusão de que isso poderia prejudicar as pessoas que, de boa-fé, recebem encomendas do exterior até esse patamar, que é uma regra antiga".

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook