Gustavo Neiva defende ação urgente para sanar problemas apontados pelo CRM Piauí

07/08/2019 15h08


Fonte Alepi

Imagem: AlepiGustavo Neiva defende ação urgente para sanar problemas apontados pelo CRM Piauí.(Imagem:Alepi)

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Neiva (PSB), defendeu uma ação mais urgente na saúde do Estado, principalmente na Maternidade Dona Evangelina Rosa, novamente interditada. O deputado registrou que o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) realiza uma nova interdição ética na maternidade a partir de hoje. Durante um prazo de 60 dias, os médicos ficarão impedidos de atuar.

“Hoje nós acordamos com essa péssima notícia para a saúde do Estado. São vários problemas que continuam a acontecer no hospital que vão desde a alimentação, até pacientes prematuros ao lado de pacientes com infecção, ausência de leitos, qualidade e falta de instrumentos médicos, berços e incubadoras quebrados, sem local para repouso médico e o risco de perda de vidas. Enfim, são os problemas se repetindo”
, disse Gustavo Neiva.

O deputado disse ainda que tudo o que está acontecendo é ‘falta de gestão, de responsabilidade e de compromisso do Governo com a saúde’. O deputado lembrou que a Secretaria Estadual de Saúde divulgou que no ano de 2018 foram 680 recém nascidos e 35 mães que faleceram.

“Nós já estamos cansados de cobrar ações por parte do Governo, porque ele simplesmente não age”, completou Neiva.

Em resposta, o deputado Francisco Limma (PT), líder do Governo na Casa, pediu que a oposição não use o espaço dos pequenos avisos para confundir a opinião pública e lembrou os investimentos que estão sendo feitos na construção de uma nova maternidade no Estado.

“Está sendo construída uma maternidade e eu ainda não descobri a forma de como se faz um investimento numa obra, que é de mais de R$ 100 milhões, fazer em três ou quatro meses, Os problemas existem, não são da dimensão que estão sendo falados aqui e existe uma atuação do Governo para construir uma das mais modernas maternidades do Brasil”,
disse Limma.

Gustavo Neiva voltou a ocupar a Tribuna da Casa para responder as colocações do líder do Governo e dizer que não é a oposição que está gerando o terror na população. “O Governo não dá condições suficientes para a Maternidade funcionar e é a oposição que é culpada? Quem interditou a Maternidade Dona Evangelina Rosa foi o órgão máximo da medicina no Estado, que é o Conselho Regional de Medicina e nós estamos cobrando mais uma vez uma posição do Governo. Por causa da construção de uma nova maternidade o Governo não pode negligenciar as outras. As grávidas e os cuidados com os bebês não podem esperar”, disse Gustavo Neiva.

Tópicos: governo, deputado, gustavo