Gustavo Neiva comenta a greve dos tutores da Universidade Aberta

03/10/2019 14h52


Fonte Alepi

Imagem: AlepiGustavo Neiva(Imagem:Alepi)Gustavo Neiva

O deputado estadual Gustavo Neiva (PSD) afirmou, na sessão desta quinta-feira (3), que viu em um portal de internet a informação de que os tutores da Universidade Aberta do Piauí (UAP) vão paralisar a monitoria das aulas transmitidas para 180 municípios piauienses porque estão a três meses sem receber salário. Segundo afirma, essa modalidade de ensino é a “menina dos olhos” do governador Wellington Dias, mas nem assim o Estado paga os salários.

“O projeto é muito importante, sou obrigado a concordar. Mas, quando o governador permite que os estudantes deixem de ser acompanhados por professores preparados por causa dos salários atrasados, está prestando um desfavor ao Piauí. Por isso apelo para o governador mandar pagar esses tutores, sob pena de entendermos que a educação não é prioridade neste governo”, afirmou.

Em resposta, o líder do Governo, deputado Francisco Limma (PT), afirmou que naquele exato momento estava acontecendo no Palácio de Karnak uma reunião para decidir como aplicar os R$ 1,5 bilhão que o Estado vai receber da União relativos às cotas do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “Hoje mesmo está postada no site do governo uma informação de que a UAP já beneficiou 5 mil estudantes no Piauí e também que o número de matrículas do ensino à distância já é maior que os matriculados no ensino presencial”, afirmou.

Limma informou ainda que a partir da aplicação dos recursos do Fundeb também na Universidade Aberta essa modalidade de ensino chegará aos 224 municípios do Piauí. “Temos problemas mas eles estão sendo enfrentados. Hoje, para fazer um curso superior o estudante não precisa sair do seu município. Eu estive em São Francisco do Piauí e vi uma aluna muito contente porque está estudando em casa e vai receber o seu diploma de curso superior muito em breve”, frisou.

Encerrando a discussão sobre o tema, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), disse ter certeza de que todas as escolas do Piauí vão ser reformadas e receberão equipamentos a partir do momento em que o Estado receber os recursos do Fundeb.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: governador, deputado, fundeb