Governo pactua planos de negócios para a agricultura

13/03/2016 08h08


Fonte Cidadeverde.com

A fim de discutir programas de desenvolvimento para a agricultura no Piauí, os secretários de Governo, Merlong Solano, e de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, se reuniram na última quinta-feira (10), no Palácio de Karnak, para tratar da implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e da programação operacional anual do Programa Viva Semiárido.

O Viva Semiárido, que conta com o apoio técnico do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), consiste em uma linha de investimentos produtivos, focados no incremento da produção, melhorando o produto que chega ao mercado e reduzindo os índices de extrema pobreza. De acordo com o secretário Merlong Solano, o Viva Semiário é um programa importante para o estado, visto que estimula a geração de renda no semiárido piauiense. “A reunião que tivemos foi para tratar da agilidade das ações do programa, que vai contratar planos de negócios para a agricultura familiar”, declarou o secretário.

Merlong informou que no dia 29 de março a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) irá pactuar planos de negócios com 3 cooperativas que irão abranger 17 municípios e atender a cerca de 700 famílias. “O foco é trabalhar o desenvolvimento e fortalecimento das capacidades da população rural, através de assessoria técnica, capacitações, treinamentos e educação contextualizada no semiárido”, esclareceu Solano, acrescentando que as ações são voltadas para melhorar a produção e a geração de renda do trabalhador rural.

Em relação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR, Francisco Limma, secretário de Desenvolvimento Rural, explicou que a implementação do CAR é essencial para a obtenção de autorizações ambientais e créditos agrícolas. “Foi apresentado um plano de trabalho ao governador Wellington Dias e à Secretaria de Governo. O plano inclui a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para viabilizar o cadastro dos agricultores familiares no Piauí”, pontuou Francisco Limma.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews