Governo inicia atividades no combate ao Aedes aegypti

21/12/2015 13h39


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Allana SousaClique para ampliarGoverno inicia atividades no combate ao Aedes aegypti.(Imagem:Allana Sousa)=

A Secretaria de Estado da Saúde reuniu, nesta segunda-feira (21), os diversos órgãos do Governo do Estado para definir um cronograma de ações integrada no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Como parte do nosso plano de contingência, reunir todas as instituições é uma das estratégias que estamos utilizando para combater o mosquito. Orientar as instituições para que juntos possamos também tomar conta do nosso ambiente de trabalho, uma vez que, pelo menos 80% dos criadouros do mosquito estão em residências ou nas redondezas do nosso local de trabalho”, disse o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães.

Na próxima quarta-feira (23), no Centro Administrativo, será realizado o primeiro mutirão da limpeza nos prédios públicos. A meta é reduzir ainda mais os locais de proliferação do mosquito. Herlon ressalta que “é limpando primeiro a nossa casa que podemos entrar com o pedido de limpar a casa de todas as outras pessoas”. Os órgãos do Governo apresentarão um calendário de mutirão de limpeza nos prédios públicos.

Pelo interior do estado, agentes de endemias e de vigilância ambiental da Secretaria estão percorrendo os municípios que registraram maiores índices de infestação do mosquito, para reunir forças junto aos gestores municipais.

Síndrome de Guillain-Barré
2014 - 23 casos
2015 - 42 casos (última atualização em novembro)

Chikungunya
2014 - 2 casos
2015 - 2 casos

Zika Vírus
2014 – não houve registro
2015 - 3 casos

Microcefalia
2015 – 39 casos

Tópicos: casos, estado, mosquito