Governadores se reúnem com grupo de cientistas no dia 14 para decidir sobre flexibilização

08/03/2022 16h38


Fonte cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoGovernadores se reúnem com grupo de cientistas no dia 14 para decidir sobre flexibilização(Imagem:Divulgação)Governadores se reúnem com grupo de cientistas no dia 14 para decidir sobre flexibilização

Os governadores estaduais e um grupo de cientistas do Brasil vão se reunir na próxima segunda-feira, no dia 14 de março, para debater a apresentação de uma proposta de transição da situação de pandemia para endemia da Covid-19. A ação permitirá a flexibilização de medidas, a exemplo do uso da máscara.

A reunião contará com representantes do Comitê Científico do Nordeste, cientistas do Brasil, da Fiocruz, Butantan, Universidades, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde.

Wellington Dias explicou que para a tomada da decisão será levado em conta à avaliação do índice de vacinação, queda na transmissibilidade, no número de casos confirmados e redução do número de pessoas internadas e de óbitos.

“O que queremos agora é o controle, quando menos hospedeiro do vírus, quando mais pessoas vacinadas, menos hospedeiros, portanto, menos chance do vírus sobreviver entre nós, ele vai permanecer, mas não na forma de pandemia como estávamos”, frisou.

O governador também voltou a defender que seja realizada a quebra de patente do medicamento contra o coronavírus desenvolvido pela Pfizer. Segundo ele essa será mais uma medida balizadora para a flexibilização das medidas restritivas contra a Covid-19.

“Por outro lado, a agilidade na parte da medicação, vou liberado e aprovado pela Anvisa a medicação para a Covi-19 pela Pfizer. Agora, é preciso que se tenha uma medida de quebra de patente em que se paga pelo estudo científico, o custo dos laboratórios e por outro lado se oferta para farmácias e rede hospitalar por um preço adequado”, pontuou.  

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: menos, governadores, sa?de