Governador sanciona lei que cria carteira de identificação de pessoas com fibromialgia

25/08/2023 11h12


Fonte Governo do Piauí

Imagem: ReproduçãoCarteira para fibromiálgicos(Imagem:Reprodução)Carteira para fibromiálgicos

Garantir às pessoas com Fibromialgia prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social no Piauí. Esse é o objetivo da Lei Nº 8.122, de 23 de agosto deste ano, publicada hoje (24), no Diário Oficial do Estado – DOE/PI, ED 162, e que dispõe sobre a instituição da Carteira de Identificação da Pessoa Acometida pela Fibromialgia – Cipfibro, no Piauí.

A Cipfibro é destinada a identificar a pessoa diagnosticada com Fibromialgia, de modo a facilitar o atendimento preferencial em órgãos da Administração Pública Direta e Indireta, bem como nas instituições de caráter privado. O projeto tem como autor o presidente da Alepi, Franzé Silva (PT).

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

Pacientes com fibromialgia que residam no Piauí já podem solicitar a carteira. O documento garante o acesso a direitos especiais e começará a ser emitido pela Secretaria Estadual de Assistência Social ou pelos órgãos responsáveis pela execução da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: pessoa, fibromialgia, piau?