Governador recebe representantes do Movimento Negro do Piauí

03/03/2015 13h33


Fonte Governo do Piauí

O governador Wellington Dias recebeu, na última segunda-feira (2), representantes do Movimento Negro do Piauí, que agrega 10 entidades. Na oportunidade, foram apresentadas demandas e solicitações para implementar políticas de promoção da igualdade, visibilidade e valorização dos negros e da cultura afrodescendente. Estiveram presentes os gestores das pasta da Saúde, Educação, Cultura, Administração e Trabalho.

Para a coordenadora do Fórum das Entidades, Conceição Silva, este encontro foi o primeiro diálogo com a nova gestão do Governo do Estado do Piauí, trazendo as propostas das conferências já realizadas e agradeceu ao governador pela sensibilidade quanto à causa da população afrodescendente.

"Infelizmente existem pessoas que pensam que o negro só sabe tocar tambor, mas nós sabemos e podemos muito mais em todas as áreas. É preciso entender que existe racismo e precisamos quebrar essa barreira, oportunizando em todas áreas possibilidades de inclusão e crescimento, por isso é tão importante a sensibilidade das presenças, também, dos secretários para fazer acontecer na prática as políticas públicas",
disse.

Imagem: Jardenya BezerraReunião com representantes do Movimento Negro e os gestores dos órgãos: Segov, Sead, Seduc e Sedet.(Imagem:Jardenya Bezerra)Reunião com representantes do Movimento Negro e os gestores dos órgãos: Segov, Sead, Seduc e Sedet.

O secretário da Administração, Franzé Silva, explicou que as reivindicações buscam a valorização efetiva e uma agenda coletiva para a igualdade que faz parte do modelo de gestão que está sendo implantado.

O resgate do Centro Cultural Zumbi dos Palmares foi uma das reivindicações para que haja um espaço de promoção de cursos e oficinas para Educadores e para Informação e Pesquisa para a preservação da cultura e da consciência negra. Além da criação de uma gerência de inclusão e diversidade, reativação do Comitê de Equidade em Saúde, criação de uma gerência de Fomento à Cultura Afropiauiense, inserção na Campanhas publicitárias do Governo, reativação do Conselho de Políticas Públicas e Igualdade Social, efetividade dos Marcos legais dentre outras.

O governador Wellington Dias revelou que vai negociar a questão do local para a reativação do memorial e que estas propostas serão analisadas por cada secretaria.