"Governador quer eleger os 10 deputados federais em 2026", diz Franzé Silva

12/02/2024 12h50


Fonte ClubeNews

Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewsPresidente da Alepi, Franzé Silva.(Imagem:Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)Presidente da Alepi, Franzé Silva.

Em paralelo às articulações políticas para as eleições municipais de 2024, a base aliada ao governador Rafael Fonteles (PT-PI) também discute o pleito de 2026. A meta estipulada pela base governista é eleger os 10 deputados federais do Piauí.

Em entrevista à rádio ClubeNews, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva, defendeu que a bancada federal piauienses seja, integralmente, alinhada ao governador Rafael Fonteles e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Atualmente, oito deputados federais compõem o grupo de apoio aos Governos Estadual e Federal. Apenas os deputados federais Júlio Arcoverde e Átila Lira, ambos do Progressistas, são parlamentares de oposição.

“Nós temos que trabalhar com o foco de que precisamos ter uma base maior. Acredito que exista hoje uma meta do governador Rafael Fonteles de fazer com que o Piauí possa aumentar essa base do presidente Lula. Ele já fala em uma meta ambiciosa: ele quer eleger os 10 federais da base do Governo”, destacou o presidente da Alepi.

A ideia de garantir a ampliação da base na Câmara dos Deputados também implica em um maior número de apoiadores ao presidente da República. Na avaliação de Franzé, Lula tem apresentado dificuldades para solidificar o grupo de aliados no Congresso Nacional.

“Nós sabemos da dificuldade que está sendo de o presidente Lula administrar, com o Congresso que ele tem. Não tem a maioria do Congresso e não tem uma situação de conforto da base parlamentar”, afirmou.

Tópicos: governador, base, deputados