Governador discute abastecimento com Dilma e governadores do NE

13/11/2015 14h03


Fonte Governo do Piauí

Ao participar do Seminário “Gestão Hídrica do Estado do Piauí: Situação atual da criação do Comitê da Bacia do Rio Parnaíba e Sistema Estadual de Saneamento Básico”, na Assembleia Legislativa do Piauí, o governador Wellington Dias informou que terá uma agenda, na próxima semana, com a presidente Dilma Roussef, outros governadores do Nordeste e órgãos como Codevasf, Dnocs e Defesa Civil para discutir os efeitos da crise de abastecimento da região.

Wellington destacou que colocará em pauta as reivindicações da população atingida pelos municípios, especialmente os do Semiarido, que estão em situação de emergência por conta dos efeitos da estiagem. Dias afirmou que, entre as propostas que serão apresentadas à presidente estão a ampliação do abastecimento regular de água com o uso de carros-pipa, a retomada e conclusão de obras de barragens (como a Tinguis e a de Atalaia), o incentivo aos projetos produtivos emergenciais e a construção de adutoras de engate rápido.

Imagem: Marcelo CardosoWellinton levará propostas para encontro com Dilma e governadores do Nordeste.(Imagem:Marcelo Cardoso)Wellinton levará propostas para encontro com Dilma e governadores do Nordeste.

O deputado federal Átila Lira, que solicitou a realização do seminário, revelou que o objetivo do evento é discutir a criação de agências reguladoras e comitês de gerenciamento dos rios pelos governos do Piauí, Ceará e Maranhão e alertou para a situação dos rios Parnaíba e Poti, que têm sofrido com a emissão de esgotos industriais e domésticos.

No evento, Wellington declarou que é fundamental reunir Maranhão, Piauí, Ceará, parlamentares e órgãos federais, como a Codevasf, e a sociedade. Ele destacou a necessidade de instalar o comitê e o plano de desenvolvimento da Bacia do Parnaíba e realizar o zoneamento ecológico-econômico. “Teremos ainda que decidir sobre as hidrelétricas, analisando os cuidados ambientais e as condições de navegabilidade dos rios”, acrescentou o gestor, frisando que também existe um planejamento para recuperação de rios, como o Poti, e das matas ciliares.

Imagem: Marcelo CardosoWellington Dias(Imagem:Marcelo Cardoso)Wellington Dias