Governador defende parceria com o setor privado para garantir empregos a ex-presidiários

09/08/2015 08h00


Fonte Governo do Piauí

Durante a solenidade em comemoração aos 32 anos da Secretaria de Justiça do Piauí, realizada na sexta-feira (7), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, o governador Wellington Dias defendeu a realização de parcerias com o setor privado para viabilizar melhorias para o sistema penitenciário, como, por exemplo, para garantir oportunidade de emprego a egressos. No Piauí, lei do deputado Gessilvaldo Isaías (PRB) já garante que pelo menos 5% das vagas em obras no setor público sejam destinadas a ex-detentos.

"Nossa missão é reconstruir vidas. Estamos trabalhando de forma integrada, investindo em educação, trabalho, qualificação profissional. Defendemos a audiência de custódia e o uso da tornozeleira eletrônica como forma de dar uma alternativa para a pena e investindo fortemente em ressocialização, para que, quando alguém sair do presídio, retornar ao convívio social com oportunidades e sem sofrer preconceito",
pontua o governador, ressaltando que a meta é chegar a um número ideal de vagas no sistema prisional já em 2016.

Imagem: Jardenya Bezerra)Personalidades são homenageadas na solenidade.(Imagem:Jardenya Bezerra))Personalidades são homenageadas na solenidade.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, destaca as ações que têm sido realizadas pelo Governo na melhoria do sistema penitenciário e reforçou a importância dos investimentos em estrutura, humanização e reintegração social. "Investir em ressocialização é investir no ser humano. Creio que esse trabalho que está sendo feito é que vai dar o resultado que o povo piauiense quer e precisa. Temos investido em projetos de leitura, arte, qualificação profissional, na reestruturação das unidades prisionais e buscado mais recursos para melhorar o sistema", observa.

A cerimônia em homenagem aos 32 anos da Secretaria de Justiça contou com homenagens a servidores e instituições que colaboram com o órgão. Falando em nome dos homenageados, a ex-agente penitenciária Maria das Graças Bastos, destacou o trabalho de humanização que vem sendo feito no sistema. "Esta é a primeira vez na história da Secretaria que recebemos uma homenagem em reconhecimento ao nosso trabalho. Estarei no sistema enquanto eu acreditar no ser humano. Vamos contribuir para construir seres humanos", enfatiza.

Dentre os presentes na solenidade, estiveram o corregedor-geral de Justiça do Piauí, Sebastião Ribeiro Martins; o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães; a secretária da Educação, Rejane Dias; o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu; o deputado Federal Silas Freire (PR); os deputados estaduais Dr. Hélio Oliveira (PTC) e Gessivaldo Isaías (PRB); o comandante geral da Polícia Militar, Carlos Augusto Gomes; a defensora pública geral do Estado, Hildeth Evangelista.

A Secretaria de Justiça foi regulamentada em 8 de agosto de 1983, pelo Decreto nº 5.504.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook