Governador defende implantação da Universidade das Nações Unidas no Brasil

27/11/2021 12h45


Fonte Governo do Estado

Imagem: DivulgaçãoO evento reuniu órgãos e entidades ligadas à promoção da segurança pública no Brasil.(Imagem:Divulgação)O evento reuniu órgãos e entidades ligadas à promoção da segurança pública no Brasil.

O governador Wellington Dias participou nesta sexta-feira (26), em Belém, de Cerimônia de Entrega do Prêmio Segurança Humana – Prêmio de Alta Honra e Distinção da América Latina, que aconteceu no plenário Oswaldo Pojucan Tavares, Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). O evento reuniu órgãos e entidades ligadas à promoção da segurança pública no Brasil, em especial o Comitê Permanente da América Latina de Prevenção do Crime (Coplad), que concedeu a honraria.

O Comitê Permanente da América Latina de Prevenção do Crime (Coplad), do Programa do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente (Ilanud), foi responsável pela premiação. O órgão é vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), composto por 19 países-membros, e tem como objetivo debater e propor melhorias para temas como crime organizado transnacional, justiça criminal e de gênero e situação carcerária do preso.

O governador Wellington Dias destacou que o Consórcio Nordeste e o Fórum dos Governadores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), têm apoiado para que seja criada uma Universidade das Nações Unidas para Segurança e Prevenção Social no Brasil.

“A violência afeta de modo muito particular a qualidade de vida do povo brasileiro e o nosso Nordeste. Defendemos que precisa ser trabalhado com a ciência, um caminho seguro para ações preventivas, ações ostensivas e de ressocialização. Integrando o setor público, setor privado, social, educação, saúde, esporte, cultura, trabalho. Além dos Municípios, Estados e União com medidas integradas com os 3 poderes. E sempre seguindo a ciência, a partir de pesquisas e evidências para bons resultados”, argumentou o chefe do executivo piauiense.

O governador destacou ainda que no judiciário do Piauí, existe o trabalho do desembargador Edvaldo Moura, que defende com muito entusiasmo a Universidade das Nações Unidas para Segurança e Prevenção Social, além do ministro Kassio Nunes Marques, hoje homenageado”.

“O Nordeste brasileiro trata o tema da segurança como prioridade das prioridades e precisamos efetivar o Plano Nacional e Integrado de Segurança do Brasil e o Fundo Nacional. Assim como temos um fundo com fonte garantindo um mínimo de recursos anualmente para educação e saúde, precisamos com a mesma prioridade tratar do tema da segurança. Assim apoiamos com muito entusiasmo a implantação no Brasil. Pela ONU, da Universidade das Nações Unidas para Segurança e Prevenção Social”,
concluiu Dias.

Estiveram ainda presente na solenidade, o Chefe da Casa Civil Iran Lima, representante o Governo do Estado; o presidente e juiz da Corte Nacional de Justiça da República do Equador, Iván Patrício; a presidente do TJ-PA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro; a ministra da Justiça do Paraguai e Representante do MERCOSUL, Cecília Perez; o professor e jurista Edmundo Oliveira, mentor e principal articulador do evento e Coordenador Geral do COPLAD; a Representante do Brasil no Coplad, Tracy Reinaldet e demais autoridades.

Homenagem

A honraria foi concedida ao ministro piauiense Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). O reconhecimento concedido é de responsabilidade do Comitê Permanente da América Latina de Prevenção do Crime (Coplad), do Programa do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente (Ilanud).

Na escolha do homenageado, de acordo com a Resolução nº. 008/2005, são considerados “os inestimáveis serviços prestados ao povo e ao Estado do Pará por aqueles que, numa labuta profissional incessante na busca do desenvolvimento neste Estado, de forma desprendida de qualquer interesse pessoal, competência técnica e postura ética, enobrecem e servem de exemplo a todos”.

“Agradeço a concessão da medalha, prometo manter em minha atuação como magistrado e como cidadão, conduta e convicções em benefício do coletivo e para a construção de uma sociedade mais justa”, disse o ministro.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook