Governador defende comercialização de produtos agropecuários do Piauí

20/10/2015 13h43


Fonte Governo do Piauí

O lançamento oficial da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) para o ano de 2015 reuniu, nesta terça-feira (20), no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias, autoridades de Estado e criadores de bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Esta, que é a 65ª edição da Expoapi, promete ser a maior de todas as já realizadas, uma vez que o estado está consolidado com área livre da aftosa.

O governador Wellington Dias declarou que o agronegócio piauiense é um dos grandes responsáveis por alavancar a economia do estado e que, por este motivo, o Governo do Estado é parceiro e incentivador da exposição.

O chefe do executivo do Estado ressaltou que a edição de 2015 da Expoapi deve deixar como saldo positivo a qualificação profissional na organização produtiva e avançar mais um passo na industrialização de produtos do campo gerando capacidade de comercialização no mercado interno e externo. “Já em 2016 devemos garantir investimentos do setor privado para dar as condições dos frigoríficos de industrializar a carne produzida no estado, para que possa ser consumida no Piauí e até exportar para outros estados”, explicou Dias.

Imagem: GP1Wellington Dias.(Imagem:GP1)Wellington Dias.

O governador acrescentou que, durante o evento, os bancos públicos e privados devem oferecer linhas de crédito para que os criadores tenham a capacidade de investir em melhoramento genético. “O objetivo é possibilitar a comercialização de animais do Piauí para outros estados, tornando-os competitivos, o que gera renda e é uma forma de compensar os investimentos na feira”, concluiu Wellington.

De acordo com o deputado João Madison, presidente da Associação de Criadores de Gado Zebu (APCZ), o evento, que será realizado de 6 a 13 de dezembro, no Parque de Exposições de Teresina, contará com vaquejadas, feiras agropecuárias, concurso leiteiro, exibição de feiras agrícolas e uma vasta programação de shows com atrações nacionais e locais. “A Expoapi vai ainda expor as cadeias produtivas do mel, do caju, piscicultura, suinocultura e agricultura familiar”, explicou o deputado.

A Feira Agropecuária

Reunindo 16 estados e cerca de 250 expositores, o evento contará com seis leilões em que serão comercializados 3000 animais. A expectativa é que a feira movimente em média R$ 12 milhões em negócios. A Expoapi deve reunir um público de cerca de 100 mil pessoas e gerar 1.300 empregos indiretos. A Expoapi também contará com a exposição de 1.300 bovinos de corte e leiteiro, 740 equinos e 1.500 ovinos e caprinos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: evento, estado, governador