Governador conhece política de segurança da Coreia do Sul e firma parcerias

03/11/2023 13h50


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoGovernador conhece política de segurança da Coreia do Sul e firma parcerias na área de energias e educação(Imagem:Divulgação)Governador conhece política de segurança da Coreia do Sul e firma parcerias na área de energias e educação.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, conheceu, nesta sexta-feira (3), a Política de Segurança Pública da Coreia do Sul. Com isso, o gestor encerra a missão internacional do Governo do Estado à Ásia, iniciada no dia 20 de outubro. Além da Coreia, o chefe de Executivo piauiense e comitiva estiveram na China e no Japão, conhecendo experiências desses países e em busca de investimentos para o Piauí.

Rafael destacou os vários acordos para investimentos no Piauí, nas áreas de educação, tecnologia, hidrogênio verde e segurança pública. “Tivemos experiências muito importantes, com entidades governamentais e empresas. Estamos muito seguros que teremos muitos investimentos no estado do Piauí. Vamos também adotar no nosso estado modelos que deram certo nos países em que visitamos”, comentou Fonteles.
Imagem: DivulgaçãoRafael Fonteles destacou que vários investimentos serão feitos no Piauí após acordos com empresas da China, Japão e Coreia do Sul.(Imagem: Divulgação)

Na Coreia do Sul, o governador e o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, visitaram a sede Polícia Metropolitana de Seul e viram de perto como funciona o sistema de segurança no país, que tem baixíssimos índices de violência urbana.

Os gestores destacaram que o país asiático usa fortemente a tecnologia no combate à criminalidade. “A tecnologia surge como uma grande aliada, porque oferece soluções inteligentes e possibilita a integração das ações de prevenção e combate ao crime, como o serviço de atendimento de chamadas de emergência e a vigilância do trânsito”, afirmou Rafael.
Imagem: DivulgaçãoGovernador conhece política de segurança da Coreia do Sul e firma parcerias na área de energias e educação(Imagem: Divulgação)

Fonteles também destacou a importância da educação e da integração com outros poderes, como Legislativo e Judiciário, na prevenção à violência. Por isso, também fizeram parte da viagem à Ásia deputados estaduais e o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida.

“Educação, tecnologia e integração são nossas prioridades. Por isso, estamos investindo em equipamentos de ponta, na formação dos nossos jovens e trabalhando em conjunto com todos os poderes para lidar com esse problema complexo que é a segurança pública”,
disse o governador.
Imagem: DivulgaçãoGovernador conhece política de segurança da Coreia do Sul e firma parcerias na área de energias e educação(Imagem: Divulgação)

Ainda na Coreia do Sul, a comitiva piauiense teve encontro com executivos da Hydrogen Convergence Alliance (H2Korea), um órgão consultivo público-privado criado para promover e desenvolver a indústria do hidrogênio verde. “A Coreia está muito avançada nessa transição energética, apostando muito no hidrogênio de baixo carbono”, explicou Rafael.

Na ocasião, o governador assinou um memorado de entendimento (MoU) para futuros investimentos na produção de hidrogênio verde no Piauí. Rafael Fonteles frisou ainda que o presidente da H2Korea, Jaedo Moon, também preside a Aliança Global, que envolve mais de 20 associações de países voltadas para o hidrogênio verde. “Então, mais um passo dado nessa nossa trajetória de explicar o potencial do Piauí para a indústria do hidrogênio verde”, explicou o gestor.
Imagem: DivulgaçãoGovernador Rafael Fonteles(Imagem: Divulgação)Governador Rafael Fonteles

Finalizando a viagem na Coreia do Sul, o governador também assinou outro MoU com o Vocational College para adoção, nas escolas públicas do Piauí, do modelo de ensino do país asiático, na área de inovação tecnológica. "A Coreia passou por uma grande revolução educacional e tecnológica nas últimas décadas, com resultados que transformaram o país numa das grandes potências econômicas do mundo", comentou Rafael Fonteles.
Imagem: DivulgaçãoGovernador conhece política de segurança da Coreia do Sul e firma parcerias na área de energias e educação(Imagem: Divulgação)


Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica