Governador busca parcerias com maior construtora da China para projeto do Intermodal

24/10/2023 10h18


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoRafael Fonteles apresentou o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba e busca parcerias para sua execução.(Imagem:Divulgação)Rafael Fonteles apresentou o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba e busca parcerias para sua execução.

O governador Rafael Fonteles deu continuidade à agenda em Pequim, capital da China, com reuniões com representantes da China Communications Construction Company (CCCC) e sua subsidiária, a China Communication Trading & Supply Co. Ltda. (CCTSC). O objetivo foi apresentar o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba e buscar parcerias para a sua execução.

Na oportunidade, o governador afirmou que os estudos envolvendo o Intermodal do Vale do Parnaíba e o Porto de Luís Correia serão concluídos no início de 2024. "A nossa vinda à Ásia tem como um dos objetivos negociar com empresas que podem montar projetos conosco, financiar, custear e operar um modal como esse, que tem investimentos previstos na ordem de um bilhão de dólares. É um projeto que irá beneficiar todas as regiões do Piauí, com a ligação do Cerrado até o Porto", ressaltou Rafael Fonteles.

A CCCC, maior construtora da China e uma das maiores do mundo, com escritórios em todos os continentes, se instalou no Brasil em 2016 com a compra da Concremat. A empresa tem experiência em infraestruturas de transportes, portos, aeroportos, energias renováveis, saneamento e segurança hídrica. A subsidiária CCTSC, por outro lado, tem experiência em estratégias voltadas a rotas de comércio em minério de ferro, commodity importante para o Piauí.

Durante o encontro, o governador apresentou as vantagens competitivas do Piauí. "Somos grandes produtores de soja, milho e algodão, além de termos grandes reservas de ferro e níquel que já começaram a ser exploradas. Temos, também, o potencial de ser o maior produtor de hidrogênio verde das Américas. A CCCC avaliou o Piauí como um forte candidato para receber um grande projeto da empresa no Brasil, demonstrando total interesse em avançar nas tratativas e no trabalho com o nosso Estado para esses projetos", anunciou Rafael em suas redes sociais.

Encontro com Dilma Rousseff, presidente do NBD

O governador Rafael Fonteles terá a oportunidade de apresentar o Intermodal do Vale do Parnaíba em reunião com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, no dia 27 de outubro.

O NBD, conhecido como o "Banco dos BRICS", é responsável por financiar projetos de infraestrutura, desenvolvimento social e sustentabilidade nos países que compõem o BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

No encontro, o governador irá destacar a importância do Intermodal para o Piauí e discutirá a parceria do NBD para a execução do projeto. "Nós iremos apresentar o projeto à presidente, para que o banco seja um dos investidores do projeto. Além de ser um plano que se enquadra nos investimentos do NBD, acreditamos na relação forte existente entre o Piauí e o Brasil com a China, para que esse projeto vire realidade", finalizou Rafael Fonteles.

Na China, Rafael Fonteles visitou a Zona Internacional que abriga 170 empresas da área de hidrogênio, localizada em Pequim, que têm interesses no hidrogênio e seus derivados.



Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews