Governador autoriza retomada das obras do estádio e matadouro de Jerumenha

25/06/2017 08h50


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Francisco GilásioClique para ampliarGovernador autoriza retomada das obras do estádio e matadouro de Jerumenha.(Imagem:Francisco Gilásio)

O governador Wellington Dias autorizou, neste sábado (24), a retomada da reforma do estádio municipal e do matadouro público de Jerumenha, além de anunciar outras obras de infraestrutura para o município.

O Estado, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), vai pavimentar 10 mil metros de calçamento em vias do município, cinco mil na zona urbana e mais cinco mil na localidade Barra do Lance. Essa obra já está sendo licitada.

Em relação à reforma do estádio e do matadouro, com estrutura em conclusão, o governador solicitou à Fundespi e à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) aceleramento do cronograma de ações, por parte das empresas responsáveis pelas obras. No estádio, por exemplo, as intervenções principais de iluminação e gramado.

Wellington falou ainda das obras de melhoria nas rodovias que dão acesso ao município. "Em Jerumenha, já temos ações implementadas na área do sistema de água e energia. Temos duas obras importantes, uma delas de recuperação, via DNIT, da estrada entre Jerumenha e Guadalupe, e outra pelo Estado, de Jerumenha em direção a Canavieira", informou Dias.

A prefeita Aldara Pinto Leal comemorou a parceria entre as gestões municipal e estadual e elogiou o processo de despacho das demandas. "Essas eram reivindicações do nosso município que foram prontamente atendidas. Uma delas na ajuda cultural dada pelo Estado para a realização dos nossos festejos de Santo Antônio. A outra para a retomada das obras do estádio Leondão e do mercado que vai beneficiar nossa feira livre e os nossos agricultores", explicou a gestora.

Educação

Na ocasião, também foram anunciadas vagas para o curso de Bacharelado em Administração pela Universidade Aberta do Piauí (Uapi). O município de Jerumenha, assim como Bertolínia e Landri Sales, foi contemplado na primeira fase do processo de universalização do acesso ao ensino superior do Governo do Estado, que disponibilizou cerca de três mil vagas para todo o Piauí. O edital para as vagas já foi lançado no início deste mês e a previsão é de que as aulas iniciem no início de agosto.

"Nós já tínhamos um projeto de parceria com os nossos universitários que estudavam em polos de outras cidades. Agora, com essas vagas da Uapi, teremos um incentivo maior de procura à escola"
, pontuou a prefeita.

Turismo e Cultura

Outra ação do Estado em parceria com o município se dá por meio da elaboração de projeto para recuperação da Antiga Cadeia do município. "Queremos a recuperação dessa antiga estrutura como um ponto de cultura em parceria com a prefeita e os agentes culturais da cidade", adiantou Dias.

Jerumenha é umas das cidades mais antigas do Piauí, contando em seu patrimônio antigas igrejas e prédios que marcam a história do estado.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: cidades, jerumenha, parceria