Governador apresenta Piauí Saúde Digital ao ministro Wellington Dias em Piripiri nesta sexta (12)

11/01/2024 16h07


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarO projeto já beneficiou mais de 19 mil pessoas da cidade com consultas especializadas.(Imagem:Divulgação)O projeto já beneficiou mais de 19 mil pessoas da cidade com consultas especializadas.

O governador Rafael Fonteles e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, visitam, nesta sexta-feira (12), o município de Piripiri. Na oportunidade, o gestor federal conhece o Programa Piauí Saúde Digital., implantado na cidade pelo Governo do Estado. A visita será às 7h30, no Centro de Especialidades Adauto Coelho de Rezende, no Centro Administrativo de Piripiri.

Lançado em abril, o Programa Saúde Digital já beneficiou 19.445 piauienses com consultas especializadas realizadas na cidade de Piripiri. Por meio da telemedicina, o programa oferece atendimentos nas áreas de psicologia, psiquiatria, nutricionista, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria e endocrinologia.

“Conseguimos integrar nos sistemas municipal, estadual e federal a possibilidade de nove especialidades médicas em cada uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, afirmou o governador.

O serviço conta com consultas e laudos, por meio da telessaúde, e foi implantado nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no Hospital Regional Chagas Rodrigues, no Centro de Saúde Indígena e no Centro de Imagens (CIM) Dr. Adauto Coelho de Resende (centro de especialidades).

O programa está ajudando a reduzir o tempo de espera para consultas no pronto atendimento, pôr fim nas longas filas de espera para especialidades, integrar as informações dos pacientes sem perda de dados, economizar recursos públicos e agilizar o atendimento de casos urgentes.

“O principal objetivo do Piauí Saúde Digital é superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas para melhorar e ampliar a rede de serviços de saúde, sobretudo, da atenção primária, fortalecendo as redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde”, lembra o secretário da Saúde, Antônio Luiz Soares.