Governador anuncia grupo de trabalho para cofinanciamento da Saúde

29/01/2020 09h51


Fonte Cidadeverde.com

O governador Wellington Dias anunciou nesta terça-feira (28) um grupo de trabalho que vai auxiliar no redirecionamento dos recursos do cofinanciamento com a Saúde. Durante a manhã, prefeitos e governo acertaram parcelar a dívida de R$ 142 milhões em 25 parcelas. A entrada a ser paga terá o valor de 10% do total do passivo de cada município e será repassada já no dia 30 de janeiro. As demais 25 parcelas serão quitadas em valores iguais.

“Quando eu assumi lá em 2015 havia um atraso de 8 meses. Nós parcelamos em 24 meses. Pagamos ali 2015, 2016, mas entrou a crise. Eu não pude suportar o dia a dia e hoje nós propusemos mais uma vez fazer o pagamento - como se diz no comércio - dando uma entrada e poder fazer um parcelamento adequado para os municípios”, disse o governador em entrevista à TV Cidade Verde.

O governador ressaltou que só seis estados brasileiros fazem cofinanciamento com recursos para a saúde.

“Vamos criar um grupo de trabalho para redirecionar essa parte do dinheiro do cofinanciamento. Dos 27 estados brasileiros, apenas 6 fazem. É uma opção de ajudar a fortalecer. Eu fiz um apelo para a APPM é que a gente tenha um entendimento e assim fazer algo que seja bom para saúde e para a realidade financeira do estado”, destacou.

Ao todo, 108 prefeitos participaram da reunião da sede Associação Piauiense dos Municípios.