Gestores do Nordeste participam de encontro do Conselho Nacional de Assistência Social em Teresina

27/04/2023 13h06


Fonte Governo do Piauí

Os gestores dos Conselhos Estaduais da Assistência Social (Ceas) da região nordeste participaram, nessa quarta-feira (26), em Teresina, da Reunião Regional do Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas). O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do vice-governador, Themístocles Filho, gestores, conselheiros da sociedade civil e do governo; e representantes dos conselhos estaduais e municipais de assistência social de toda a região nordeste. O encontro segue nesta quinta-feira (27).

A secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, participou do encontro e fez questão de lembrar que a participação social foi uma conquista importante e que, apesar de ter sido pouco valorizada nos últimos anos, é preciso que seja mais respeitada.
Imagem: DivulgaçãoGestores do Nordeste participam de encontro do Conselho Nacional de Assistência Social em Teresina.(Imagem:Divulgação)Gestores do Nordeste participam de encontro do Conselho Nacional de Assistência Social em Teresina.

“Nós tínhamos o hábito de discutir as coisas de baixo para cima e estamos retomando o hábito de formular as nossas propostas para nortear a ação do governo. Das conferências, participam entidades e indivíduos. Todos participam e dão palpites para a gente construir um documento bom”, disse a gestora.

Para a secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, o encontro é um momento de trocar experiência e destacar as principais necessidades de cada região.

“Estamos participando desse importantes encontro que vai tratar de pautas e políticas públicas que são prioridades. Nesse momento de reconstrução, é necessário entender e debater com os profissionais da área para poder identificar as particularidades de cada município, de cada região”, destaca a gestora.

A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou a importância das mulheres serem escutadas a partir das necessidades territorial para construir e desenvolver as políticas de assistência social.

“Essa atividade que reune todas as conselheiras e as assistentes sociais do nordeste para discutir a participação da sociedade no Sistema Único de Assistência Social (Suas) do controle social porque só conseguimos efetivar as políticas quando chegamos na sociedade e nas pessoas mais vulneráveis”,
completa a gestora.

O ministro Wellington Dias destacou a importância da participação popular para o avanço das políticas de Assistência Social e explicou como deve funcionar o Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que priorizará as políticas de combate à fome e à pobreza em todo o Brasil.

“Esse encontro é importante para retomarmos as políticas públicas da assistência social de forma coletiva. São discussões e debates com profissionais, gestores e instituições governamentais que nos direcionam para as principais necessidades na área. Aqui, temos pessoas cheias de vontade de mudar o Brasil e isso nos anima a trabalhar cada vez mais para mudar o país para melhor”,
manifestou o ministro.
Imagem: DivulgaçãoO evento teve a presença do ministro Wellington Dias que destacou a importância da participação popular para os avanços das políticas de assistência social.(Imagem:Divulgação)O evento teve a presença do ministro Wellington Dias que destacou a importância da participação popular para os avanços das políticas de assistência social.

André Quintão, secretário Nacional de Assistência Social do MDS, enfatizou a importância da volta da participação de todos os segmentos envolvidos no Suas e na formulação de propostas coletivas para melhorar o serviço prestado à população.

“Esse momento de reconstrução exige da parte do governo federal a retomada de repasse financeiro para estados e municípios em dia, mas exige também a participação dos conteúdos das políticas públicas, como identificar as particularidades de cada município, de cada região. Isso é muito importante”,
pontuou o gestor.

A presidente do Cnas, Margareth Alves Dallaruvera, reforçou a importância da retomada das conferências para discutir, sobretudo, o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (Suas) como política pública.

“É um reencontro com o Sistema Único da Assistência Social, de fortalecimento dessa política pública e de discutir os rumos do controle social, assim, como sobre a necessidade de um olhar mais atento aos trabalhadores”, avaliou a gestora.

De acordo com a presidenta do Conselho Estadual da Assistência Social, Stephanie Santos, as reuniões regionais são realizadas simultaneamente nas regiões sul, norte, centro-oeste e nordeste.

“O Conselho Nacional convidou o Piauí para sediar este evento da região nordeste, importantíssimo este gesto tendo em vista o papel que o Piauí tem desenvolvido na assistência social, principalmente nessa conjuntura de reconstrução da democracia e da política de assistência social. Estamos, hoje, aqui para discutir o controle social e as perspectivas futuras para a assistência social”,
destacou a gestora.
Imagem: DivulgaçãoGestores do Nordeste participam de encontro do Conselho Nacional de Assistência Social em Teresina(Imagem:Divulgação)

As reuniões regionais do Cnas com os Ceas são realizadas nas cinco regiões do país, com o objetivo de discutir questões afetas ao controle social do Sistema Único da Assistência Social. O principal objetivo da regional é debater a mobilização para o processo conferencial 2023. A 13ª Conferência Nacional de Assistência Social será realizada nos dias 5 a 8 de dezembro de forma presencial em Brasília (DF). Antes da Conferência Nacional estão sendo realizadas as Conferências Municipais, no período de 3 de abril a 15 de julho de 2023, e as Conferências Estaduais de Assistência Social e do Distrito Federal ocorrem no período de 16 de agosto a 16 de outubro de 2023.

Também estiveram presentes ao evento, a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo de Oliveira e Silva; o secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão; a presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Margareth Alves Dallaruvera, entre outros.



Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: governo, gestores, encontro