Futuro ministro do STJ Carlos Brandão é homenageado; sabatina será dia 13

26/07/2025 12h31


Fonte cidadeverde.com

Imagem: Renato Andrade/Cidadeverde.comFuturo ministro do STJ Carlos Brandão é homenageado.(Imagem:Renato Andrade/Cidadeverde.com)Futuro ministro do STJ Carlos Brandão é homenageado.

Na iminência de ser ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o piauiense Carlos Augusto Pires Brandão, desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF 1ª Região), recebeu nessa sexta-feira (25) homenagem da Justiça Federal do Piauí, resgatando sua história e o pioneirismo.

Indicado pelo presidente Lula para ministro do STF, a sabatina no Senado Federal será no dia 13 de agosto, dia de Santa Dulce dos Pobres. Ele será o primeiro piauiense a assumir o cargo.

No Piauí, Carlos Brandão atuou por 18 anos na justiça federal e é uma referência no estado. Por 10 anos atua em Brasília, no TRF.

O juiz federal Nazareno César Rêis destacou as virtudes de Carlos Brandão, seu pioneirismo, coragem e obstinação.

“Ele é uma pessoa inquieta, está sempre buscando coisas novas, tem uma inteligência polivante, mais de 20 anos defende uma justiça mais próxima da sociedade e é movido por fé e seus afetos. É um colega brilhante e ser ministro do STJ é uma coisa fabulosa, porque é um caminho muito difícil, e ele conseguiu desbravar, abrir esse caminho, graças ao seu talento, à capacidade que ele tem. Ele chegando ao STJ quem chega lá é o Piauí, é o Brasil”, disse Nazareno Rêis.

Ministro da Cidadania e em defesa da democracia

Carlos Brandão agradeceu a homenagem da Justiça Federal do Piauí e destacou a importância da democracia, da conciliação e da justiça próximo a sociedade.

“Fiquei muito feliz com a lembrança dos juízes federais, dos servidores públicos, a alegria estampada nos rostos, a esperança aflorada nas faces de que pudemos juntos construir um país melhor e o Piauí pode dar uma contribuição dentro desse cenário. É uma jornada edificante para a cidadania. Estou preparado para desafio”, disse Carlos Brandão que confirmou que a sabatina no Senado Federal está marcada para o dia 13 de agosto.
Imagem: Renato Andrade/Cidadeverde.comCarlos Brandão(Imagem:Renato Andrade/Cidadeverde.com)Carlos Brandão

O diretor do Fórum da Justiça Federal, Rodrigo Pinheiro, ressaltou a obstinação do desembargador Brandão.

“Quando falamos de Brandão, falamos de desafios a serem cumpridos. Fez um trabalho gigantesco na conciliação, na introdução dos pontos de inclusão digital, que agora também é endossada pelo nosso Tribunal de Justiça com o Justo Acesso. O Brasil só ganhar com um ministro como o Carlos Brandão”, disse Rodrigo Pinheiro.

Participaram da homenagem, juízes da Justiça Federal, o desembargador do TJ/PI, Lirton Nogueira, o juiz Tiago Brandão, o deputado Henrique Pires, familiares do desembargador e Fabiola Castelo Branco, representando os servidores da justiça federal.