Franzé Silva fala da importância do Legislativo para a inclusão de pessoas com dislexia

29/06/2023 14h35


Fonte ALEPI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarFranzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)(Imagem:Reprodução)Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

Mantendo o papel de incentivador do debate e das políticas públicas para as pessoas disléxicas, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), compareceu ao 1º Encontro da Associação Piauiense de Dislexia. O evento acontece durante esta quinta-feira (29) no Cine Teatro da Alepi.

“A sociedade precisa ser protegida em alguns aspectos e o aspecto da inclusão é importante. Nós temos trabalhado aqui na Assembleia Legislativa com esse olhar da inclusão. Não só colocando emendas, mas fazendo leis que protejam as famílias”, defendeu Franzé Silva.

O presidente lembrou de alguns projetos de lei de sua autoria que são, atualmente, legislação vigente no estado do Piauí. Ele citou a Lei 7.607/21, que aumenta o tempo de prova para pessoas que têm dislexia ou transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, a 8.048/23, que determina que o laudo médico pericial para algumas deficiências não tem tempo de validade, e a 8.081/23, que regula a utilização do colar de girassol.

Para a presidente da Associação Piauiense de Dislexia, Kennya Cunha, o encontro é um marco para os cuidados com dislexia no estado. Professores, pais, alunos e educadores vão ter um espaço para discutir e propor ações que possam melhorar a convivência das pessoas que têm o transtorno.

“Sendo ela um transtorno de aprendizagem que dificulta a fluência do aluno na leitura e na escrita, a gente mostra que é urgente esse olhar ampliado porque hoje a gente tem muitas crianças e adolescentes em sala de aula que não conseguem evoluir diante do seu contexto acadêmico devido ao transtorno”, explicou Kennya C

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook