Franzé se despede da secretaria e assume defesa de chapa pura

28/03/2018 14h50


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Lídia BritoClique para ampliarFranzé Silva (PT)(Imagem:Lídia Brito)

O secretário de Administração, Franzé Silva, participou do último evento como secretário na manhã desta quarta-feira (28). Na próxima segunda-feira, o administrador Ricardo Pontes assume a pasta e o petista se desliga para iniciar a pré- campanha a deputado estadual.

Em entrevista, Franzé falou sobre o desafio de consolidar a candidatura dentro do Partido dos Trabalhadores. O nome causou "ciumeira" no partido. Deputados da sigla temem perder vagas para o secretário.

"Todos sabem como o PT é um partido questionador. Quando uma nova liderança surge se tem um temor. São 30 cadeiras e partido tem três vagas na Assembleia. É um nome novo pode ocupar o espaço de alguém que está lá. Existiu esse problema interno e vai existir esteja em qualquer legenda. Mas acredito que no PT vamos marchar Unidos. Isso me faz permanecer no PT. Não tem dono no PT",
afirmou.

Como pré- candidato, ele defende que a chapa pura é o melhor caminho para o Partido dos Trabalhadores. Franzé afirma que o partido tem como objetivo aumentar a bancada na Assembleia Legislativa.

"É a melhor estratégia. O PT tem durante esses anos participado de legendas e coligações onde contribuímos com votos e nem sempre conseguimos eleger o maior número de representantes", disse Franzé.

Diante das críticas dos demais partidos da base aliada, ele defende o presidente do PT no Piauí, deputado Assis. "É uma estratégia muito inteligente. Ele convenceu todos os pré- candidatos do partido que é o melhor caminho. É e buscando os diálogos com os demais partidos", afirmou.

O pré -candidato defende que se não for possível chapa pura, o PT tem que traçar uma boa estratégia, mas não pode sair prejudicado como em 2014. Naquele pleito, o partido fez coligação com o PTB/ PR e saiu prejudicado. Elegeu apenas três na Assembleia.

"Tem que ser uma estratégia que não nos prejudique. Exigimos isso. Não queremos apenas favorecer os outros partidos com os nossos votos. Para ter nosso resultado é o caminho que buscamos. Não pode ser uma coligação eficiente para alguns partidos e ruim para o PT”,
pontua Franzé.

Ao se despedir da secretaria, ele fez um balanço positivo e destacou o trabalho para manter os pagamentos da filha Folha de pessoal em dia."Estou com o governador Wellington Dias desde 2003. Mas esse mandato agora foi o de maior desafio. Encontramos um estado sucateados. O Ano de 2017 foi o mais difícil. Tivemos uma crise política com reflexos na economia. Assumimos com a preocupação de equilibrar o Estado novamente. Precisamos reduzir custeio e reorganizar a máquina. Essa medidas foram tomadas neste contexto. O Piauí é hoje um dos poucos Estados com segurança nas finanças", disse.

Franzé destacou o trabalho de recadastramento de servidores e corte das despesas. "Cortamos custos. Quando assumimos o custeio era da ordem de R$ 100 milhões mês. Reduzimos isso para 75 milhões e ampliamos serviços. Eliminamos 7 mil pessoas que recebem indevidamente. Cruzamos as folga e eliminamos mais 12 mil pessoas que acumulavam contra cheque de forma indevida. Fazemos um balanço positivo, mas fica muito a se fazer para o Piauí avançar ", destacou.

Como justificativa para a pré- candidatura, o secretário falou sobre a necessidade de dá" passos adiante para explicar a pré- candidatura a deputado estadual. “A vida pública nos despertou para isso. Temos que compreender que as vezes é preciso seguir adiante. Tenho como contribuir no Legislativo como contribui na área do executivo. Coloco meu nome à disposição do Piauí. Quero agora dialogar no espaço político", disse Franzé.

Buscando uma vaga na Assembleia, Franzé defende que a política precisa de renovação. "Quando saímos da zona de conforto viramos vitrine. Isso ocorreu quando éramos secretário e agora queremos ser vitrine como político", afirmou.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews