Flora Izabel propõe a criação de políticas públicas de atendimento à pessoa obesa

21/09/2019 10h39


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarDeputada Flora Izabel (PT)(Imagem:Alepi)Deputada Flora Izabel (PT)

A deputada Flora Izabel (PT) propôs um Projeto de lei que institui no Piauí uma política estadual para atendimento à pessoa com obesidade associada a problemas de saúde. O artigo 3º da proposta assegura alimentação adequada, à educação, lazer, esporte, liberdade, dignidade, e respeito familiar. A deputada Teresa Britto (PV) é a relatora da matéria na Comissão de Constituição e Justiça.

Na justificativa da proposição, Flora Izabel ressalta que “a Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo”. E projeta para o ano de 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso e mais de 700 milhões de obesos.

De acordo com as pesquisas, nos últimos 13 anos, houve um aumento de 67,8% no número de pessoas obesas, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018, atingindo o maior índice no período.

Apesar do excesso de peso entre os homens, em 2018, as mulheres apresentaram obesidade ligeiramente maior, com 20,7% , em relação aos homens, em 18,7%.

Brasil

No Brasil, de acordo com as pesquisas, mais da metade da população, 55,7%, tem excesso de peso. Um aumento de 30,8% quando comparado com percentual de 42,6% no ano de 2006.

De acordo com estudos, em Teresina a obesidade atinge 18,4% são homens e 18,1% , mulheres. Na capital, o excesso de peso já atinge 48,4% das pessoas do sexo masculino.

O Boletim de Informação em Saúde (BIS), da Secretaria de Estado da Saúde, de novembro de 2017, informa um crescimento de 286% no número de pessoas com excesso de peso de 2008 a 2016.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças relacionadas à obesidade custam R$ 488 milhões todos os anos aos cofres públicos.

Direito

O projeto da deputada Flora Izabel assegura acesso igualitário, atendimento prioritário e acessibilidade das pessoas obesas aos serviços bancários, comerciais, órgãos públicos e outros serviços.

Também garante a política de atendimento às pessoas com obesidade por meio do conjunto de ações governamentais e não governamentais no Estado do Piauí.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews