Flora Izabel lamenta liberação pela Justiça de acusados de estupro

31/05/2016 08h18


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarDeputada Flora Izabel (PT)(Imagem:Alepi)Deputada Flora Izabel (PT)

A deputada Flora Izabel (PT) destacou a importância da realização dos festivais da Opala, em Pedro II, e Interartes, em São Raimundo Nonato, para divulgar as potencialidades e a cultura do Piauí.

Flora reclamou da dificuldade que a arqueóloga Niède Guidon vem enfrentando para manter funcionando o Parque Nacional da Serra da Capivara, inclusive a luta do Governo do Estado para disponibilizar voos regulares para São Raimundo Nonato.

Durante a sessão desta segunda-feira (30), a deputada também lamentou os crimes praticados contra a mulheres, citando os estupros coletivos cometidos por cinco adolescentes em Bom Jesus e por 33 acusados de violentar uma adolescente de 16 anos e postar vídeos da vítima na internet no Rio de Janeiro.

A deputada reclamou da decisão do juiz Eliomar Rios de determinar a soltura dos cincos jovens acusados de violentar uma jovem em Bom Jesus, com o argumento de que eles são de boas famílias e quem não representam nenhum problema para o andamento das investigações.

Flora Izabel elogiou a atitude da promotora de Justiça, Gabriela Almeida Santana, de recorrer da decisão, para que os jovens permaneçam presos, já que o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que esses infratores sejam mantidos reclusos sob a guarda do Estado, inclusive para a própria proteção de retaliação por parte da família da vitima ou da sociedade.

Em aparte, os deputado Aluísio Martins (PT) e Evaldo Gomes (PTC) elogiaram a oportunidade do discurso da oradora, para que crimes semelhantes não passem a se tornar rotina no Piauí. O machismo que ainda impera nas instituições, sobretudo no Judiciário, e a impunidade são fatores determinantes para agravar essa situação.Flora Izabel concluiu o discurso lembrando que o governo interino do presidente Michel Temer extinguiu a Delegacia Nacional de Combate à violência contra a Mulher.

Tópicos: sessão, deputada, flora