"Fim da democracia", diz Ciro Nogueira sobre ocupação da oposição no Congresso Nacional
08/08/2025 10h34Fonte ClubeNews
Imagem: José Cruz/Agência Brasil
Parlamentares da oposição ocupam o Congresso e impedem início dos trabalhos.

O senador piauiense e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, condenou a ocupação do Congresso Nacional por parlamentares da oposição, que protestavam pela prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, e afirmou que atos como esses são o “fim da democracia”.
A oposição no Congresso Nacional ocupou as mesas diretoras dos plenários do Senado e da Câmara na terça-feira (5) e impediu o início dos trabalhos no Legislativo. Os parlamentares exigiam a anistia e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Foram cenas lamentáveis. Todo mundo conhece a minha persona, sabe que estou sempre longe dos extremos. Tenho um perfil de centro-direita, leal ao presidente Jair Bolsonaro, mas essas questões de tentar usar a força, de tentar fechar o Parlamento, isso aí é o fim da democracia”, disse Ciro em entrevista à Globonews.
Imagem: Jonas Carvalho/ClubeNews
Ciro Nogueira

Para finalizar a ocupação, os presidentes do Senado e da Câmara, senador Davi Alcolumbre (União-AP) e deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), se reuniram com líderes partidários e acertaram o retorno dos trabalhos no Legislativo na quarta-feira (6).
Nas redes sociais, os comentários citavam que Motta saiu enfraquecido da negociação, que envolveu o ex-presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (Progressistas-AL). Para Ciro, Motta está tendo um dos mandatos mais complicados à frente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
“Acho que o presidente Hugo Motta não sai enfraquecido. Fico pensando se eu teria a capacidade que ele tem de enfrentar esses momentos, [ele está tendo] talvez a Presidência mais complicada da história dos últimos 40 ou 50 anos do nosso país, em que se vê essa polarização absurda, discussões que não ajudam em nada o nosso país e a nossa democracia. Espero que essas questões sejam superadas o mais rápido possível”, concluiu o senador.
Confira as últimas notícias sobre PolÃtica: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews