Família Claudino recebe cidadania piauiense

19/06/2015 16h03


Fonte Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou nesta sexta-feira (19), sessão solene para outorga de diplomas de cidadania piauiense ao ex-senador João Vicente Claudino, à empresária Cláudia Maria de Macedo Claudino, ao empresáriose João Claudino Fernandes Júnior e, in memoriam, à Maria do Socorro Claudino, honemagem que foi recebida pelo empresário João Claudino, que estava emocionado.

As galerias do plenário ficaram lotadas e foi grande também a presença de políticos de vários e autoridades dos Poderes e da Igreja Católica, na sessão aberta pelo presidente Themístocles Filho (PMDB).

O governador Wellington Dias, o desembargador Luis Gonzaga Brandão de Carvalho, representando o Judiciário, compuseram a Mesa de Honra, que também foi formada pelos homenageados, pelo deputado Luciano Nunes, representando a Prefeitra de Teresina, presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Luiz Lobão (PMDB), arcebispo emérito Dom Miguel Fenelon Câmara e padre Tony Batista, da Arquidiocese de Teresina.

“Para quem não sabe, o ex-senador João Vicente, como os os outros, chegaram aqui com 2, 3 anos. Como se diz, a gente não escolhe onde nasce, não escolhe pai e mãe. Depois de adulto a gente escolhe onde morar e eles escolheram o Piauí", ressaltou Themístocles Filho.

A homenagem, segundo o presidente, é o reconhecimento do Legislativo e dos piauienses à coragem e ao pioneirismo do patriarca da família Claudino, empresário João Claudino Fernandes, que instalou a 11ª loja do Armazém Paraíba na Rua Álvaro Mendes, em Teresina, em 1968.

Cidadania

Em 1999, o deputado Homero Castelo Branco (PFL) propôs e a Assembleia aprovou a concessão do título de cidadania a Maria do Socorro Claudino, matriarca da família. Recebe a homenagem o seu marido e empresário João Claudino.

Em 2007, o deputado Juraci Leite (DEM) propôs a cidadania à Claudia Claudino, e o deputado Themístocles Filho (PMDB), ao senador João Vicente Claudino. Em 2011, o deputado Nerinho (PTB) propôs e o plenário aprovou cidadania a João Claudino Júnior.

Bem antes, em 1958, “Paraíba” abriu sua primeira loja num imóvel de um antigo armazém de beneficiar arroz em Bacabal no Maranhão, mas “Seu João” decidiu compra uma casa e se instalar com a família na capital do Piauí. Aqui, deu continuidade aos negócios da família, iniciados em 1929 por Joca Claudino, patriarca dos Claudino, ao abrir uma bodega no mercado do município de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte.

Imagem: AlepiFamília Claudino recebe cidadania piauiense.(Imagem:Alepi)

Hoje, são dezenas de empresas atuando nos vários segmentos da economia – alimentação, vestuário, eletrodomésticos, eletrônicos, publicidade, construção civil e outros - empregando mais de 15 mil trabalhadores e trabalhadoras, gerando aproximadamente R$ 20 milhões por mês em ICMS.

Os homenageados

Maria Socorro de Macêdo Claudino - Nasceu em 28 de fevereiro de 1937, na cidade de Lavras da Mangabeira, no Ceará. Estudou em colégio interno de freiras na cidade do Crato, retornando em seguida para sua cidade natal, onde foi escrivã de cartório, sendo uma das primeiras mulheres da região a exercer a função. Era filha de Vicente Favela Macêdo e de Alayde Aquino de Macêdo e teve 10 irmãos. Casou com João Claudino Fernandes em dezembro de 1961 e seguiu para Cajazeiras, na Paraíba. Em 1968 veio morar em Teresina onde criou os cinco filhos: João Vicente, Cláudia, João Júnior, Alayde e João Marcello. Conhecida por sua religiosidade, Socorro Claudino, que deixa 14 netos, era devota de Santa Edwirges.

João Vicente Claudino – Paraibano de nascença, o ex-senador é casado com Joselene Claudino e é pai de cinco filhos. João Vicente é formado em Ciências Econômicas, pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Ainda jovem, o senador assumiu importantes funções no Grupo Claudino. Sua experiência, como empresário, o levou a ocupar cargos, inclusive no primeiro escalão do Governo do Piauí, e em entidades representativas das categorias, industrial e lojista, do Estado. João Vicente Claudino foi eleito a senador com mais de 90 mil votos, sendo o senador mais votado, na história do Piauí. São inúmeros os títulos de cidadania, em vários municípios piauienses, e homenagens, recebidas pelo senador, no Estado. Entre eles, a Medalha do Mérito Renascença, em Parnaíba e também do Estado do Piauí.

Imagem: AlepiFamília Claudino recebe cidadania piauiense.(Imagem:Alepi)

Cláudia Maria de Macedo Claudino - O título de cidadã piauiense foi concedido à empresária, por proposição dp ex- deputado Juraci Leite. A empresária Cláudia Claudino nasceu em Cajazeiras, no estado da Paraíba. Ela é filha de Maria do Socorro de Macedo Claudino e de João Claudino Fernandes. Cláudia é mãe de três filhos: Danielle de Maced Claudino Evangelista, José Cláudio de Macedo Evangelista e Lívia de Macedo Claudino Evangelista. Formada em Ciências Econômicas e Direito, pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Ela também já foi agraciada pela Medalha do Mérito Renascença do Estado do Piauí, em 2001, a Comenda de Mulher Destaque, na Câmara municipal de Teresina, o título de Cidadã Honorária Piauiense, entre outros. Claudia Claudino exerce várias atividades sociais, nas empresas Claudino, nas áreas de saúde, educação, e outros.

João Claudino Fernandes Júnior – A homenagem ao empresário foi proposta pelo deputado Nerinho (PTB). João Claudino Júnior nasceu em Cajazeiras, na Paraíba e veio para Teresina inda criança, onde acompanhou de perto os negócios do pai, João Claudino Fernandes. Foi para São Paulo, onde concluiu o curso de Economia, na Pontífice Universidade Católica (PUC). Estendeu seus estudos na párea de Economia, em universidades da Califórnia, nos EUA. Voltou ao Brasil começou a comandar o aglomerado de empresas do Grupo Claudino. O empresário também já foi homenageado com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews