FAB programa para terça-feira operação de resgate de brasileiros que deixaram a Ucrânia

27/02/2022 12h19


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
FAB programa para terça-feira operação de resgate de brasileiros que deixaram a Ucrânia(Imagem:Reprodução)
A Força Aérea Brasileira (FAB) pretende iniciar na próxima terça-feira (1º) uma operação com duas aeronaves KC-390 que irão à Polônia repatriar brasileiros que conseguiram deixar a Ucrânia.

Desde quinta-feira (24), a Ucrânia tentar conter uma invasão da Rússia, que deflagrou a maior ofensiva militar registrada na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial. Em razão do ataque russo, centenas de brasileiros tentam fugir do país.

De acordo com documentos obtidos pela TV Globo, a FAB encaminhou para adidos no exterior as solicitações de voo e pouso em aeroportos de Cabo Verde, Portugal e Polônia. A mesma solicitação pede para que outros países da África e da Europa autorizem a passagem das aeronaves brasileiras por seus espaços aéreos.

O uso das aeronaves da FAB foi determinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que até o momento não condenou de forma direta a invasão russa à Ucrânia.

De acordo com a FAB, os KCs-390 Millennium que irão à Polônia são do mesmo modelo empregado para transportar doações para vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e para prestar apoio às vítimas do terremoto do ano passado no Haiti.


Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: programa, aeronaves, fab