Ex-deputado Mainha (PL) recusa cargo no Ministério do Turismo por se contrapor à política do governo

16/10/2021 09h14


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoEx-deputado federal do Piauí Mainha (PL)(Imagem:Divulgação)Ex-deputado federal do Piauí Mainha (PL)

O ex-deputado federal Maia Filho, o Mainha (PL), recusou o cargo de secretário nacional de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo e não vai fazer parte da equipe ministerial do presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nessa quinta-feira (14).

Em vídeo publicado nas redes sociais, Mainha, que atualmente é superintendente do gabinete de Representação do Governo do Piauí em Brasília, disse que seria "incoerente" assumir a pasta por se contrapor à política administrativa do atual Governo Federal.

"Não teríamos condição de assumir um cargo nesse governo, nem esse [cargo] nem outro qualquer. Não vou deixar nenhuma função que eu participe nesse governo ir para o meu currículo. Pelo simples fato de nos não termos como apoiar um governo que se contrapõe ao que a gente acredita", disse Mainha no comunicado.

Mainha apontou a alta nos preços de produtos de primeira necessidade, como gás de cozinha e alimentos como argumentos para recusar o cargo, e criticou a condução do Governo Federal durante a pandemia de coronavírus.

“Por mais que amigos e colaboradores me estimulem, achando que seria um caminho mais confortável para que nós conduzíssemos a nossa caminhada política, nós não teríamos condição de assumir esse cargo nesse governo, pelo simples fato de nós não termos como apoiar um governo que se contrapõe ao que a gente acredita”, disse o ex-deputado.

A nomeação de Mainha para o cargo foi publicada no Diário Oficial da União nessa quinta-feira (14). A nomeação é assinada pelo Ministro Chefe da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira, do Piauí. O senador é presidente do Progressistas, antigo partido de Mainha.

"Agradeço muito a confiança do meu partido e peço compreensão a todos eles e aos amigos que me apoiaram, mas que a gente toma a decisão com o coração, com a consciência, e queria gravar esse vídeo hoje a noite para colocar a cabeça no travesseiro e entender que nem tudo na vida se resume a busca desenfreada pelo poder", disse.

Em entrevista ao g1, o ex-deputado atribuiu a nomeação à uma "falha de comunicação" entre o partido e o governo federal. Mainha foi indicado porque o cargo é de indicação do Partido Liberal e o presidente do partido teria sugerido seu nome.

“Eu iria para Brasília na próxima semana para comunicar a decisão lá, com o partido. Não fui nessa semana por conta do feriado, e com isso houve a nomeação, quando a gente esperava que ainda fosse demorar. Foi apenas uma falha de comunicação, que lamentamos”, explicou.

Tópicos: governo, cargo, nomea??o