Ex-chanceler Celso Amorim é nomeado para chefiar assessoria especial de Lula

05/01/2023 13h14


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim será o chefe da assessoria Especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  Amorim comandou o Itamaraty nas duas gestões a(Imagem:Reprodução)
O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim será o chefe da assessoria Especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Amorim comandou o Itamaraty nas duas gestões anteriores de Lula. No governo Dilma Rousseff, foi também ministro da Defesa.

Ao longo da campanha eleitoral e da transição, Amorim foi o principal auxiliar de Lula na área internacional. Ele acompanhou, por exemplo, a conversa de Lula por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Como assessor-chefe, Amorim será um dos principais conselheiros de Lula e atuará no Palácio do Planalto. Ele deve acompanhar o presidente em compromissos internacionais.

A primeira viagem programada de Lula é para a Argentina, ainda neste mês. Há, ainda, previsão de ida aos Estados Unidos, a Portugal e à China nos próximos meses.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: presidente, lula, amorim