Em Natal, Rafael Fonteles participa da posse de Fátima Bezerra como presidente do Consórcio Nordeste

31/01/2024 16h36


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA governadora do Rio Grande do Norte é a primeira mulher à frente do Consórcio Nordeste criado em 2019.(Imagem:Divulgação)A governadora do Rio Grande do Norte é a primeira mulher à frente do Consórcio Nordeste criado em 2019.

Em Natal (RN), o governador Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira (31), da solenidade que marcou a posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, como a primeira mulher presidente do Consórcio Nordeste.

Em suas redes sociais, o governador do Piauí exaltou a importância do momento. "É a primeira mulher à frente deste Consórcio, criado em 2019. É um dia histórico e significativo para nós, governadores e governadoras dessa região belíssima, de grandes riquezas e potencialidades. É um momento para reafirmar o nosso compromisso e reforçar a união em torno das pautas importantes para a região e para o Brasil", disse Rafael Fonteles.
Imagem: DivulgaçãoRafael Fonteles(Imagem:Divulgação)Rafael Fonteles

Na oportunidade, o gestor elogiou a governadora e presidente Fátima Bezerra. "É uma mulher de luta e com grande experiência. Todos nós acreditamos que ela fará um grande trabalho. Com cooperação federativa, trocas de boas práticas e a defesa dos interesses do Nordeste, vamos contribuir com o desenvolvimento da nossa região", disse o governador do Piauí.

Ao final da cerimônia de posse da nova presidente, foi realizada uma assembleia geral do Consórcio Nordeste, o primeiro sobre a presidência de Fátima Bezerra. “Focamos em temas como monitoramento das obras do PAC, Fundo Caatinga, o comitê científico que monitora o clima e várias outras questões de cooperação entre os estados, além de discutir, com a presença do ministro Wellington Dias, o combate à fome e a redução da pobreza”, explicou Fonteles.
Imagem: DivulgaçãoEm Natal, Rafael Fonteles participa da posse de Fátima Bezerra como presidente do Consórcio Nordeste.(Imagem:Divulgação)

Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região Nordeste do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os principais objetivos do Consórcio Nordeste são promover a integração regional; atrair investimentos; articular e implementar políticas públicas integradas; ampliar e modernizar a infraestrutura de exploração dos recursos naturais da região; buscar parcerias com o setor privado; realizar compras privadas; e promover o desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e a democracia.

O Piauí já teve um governador à frente do Consórcio Nordeste entre os anos de 2020 e 2022. Na época, o então governador do Estado, Wellington Dias, liderava discussões importantes em meio à pandemia, especialmente sobre as vacinas contra a Covid-19.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica