Em carta, governadores reclamam de postura de Bolsonaro e o convidam para próximo fórum

18/02/2020 08h52


Fonte G1

Imagem: José Cruz/Agência BrasilOs governadores, de São Paulo, João Doria, do Distrito Federal, Ibanez Rocha e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, durante a 5ª Reunião do Fórum de Governadores, na manhã desta terça(Imagem:José Cruz/Agência Brasil)Os governadores, de São Paulo, João Doria, do Distrito Federal, Ibanez Rocha e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, durante a 5ª Reunião do Fórum de Governadores, na manhã desta terça

Governadores de 19 estados e do Distrito Federal divulgaram nesta segunda-feira (17) uma carta aberta em que reclamam da postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de se pronunciar sobre temas de alçada estadual sem conversar com os gestores regionais e aproveitaram para convidá-lo para participar do próximo fórum organizado por eles, a ser realizado dia 14 de abril.

"Recentes declarac?o?es do presidente da Repu?blica Jair Bolsonaro confrontando governadores, ora envolvendo a necessidade de reforma tributa?ria, sem expressamente abordar o tema, mas apenas desafiando governadores a reduzir impostos vitais para a sobrevive?ncia dos Estados, ora se antecipando a investigac?o?es policiais para atribuir fatos graves a? conduta das poli?cias e de seus governadores, na?o contribuem para a evoluc?a?o da democracia no Brasil", afirma o documento.

Imagem: ReproduçãoCarta de governadores enviada ao presidente Jair Bolsonaro(Imagem:Reprodução)Carta de governadores enviada ao presidente Jair Bolsonaro




Acionado pelo G1 sobre o conteúdo do documento, o Palácio do Planalto não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.

A carta se refere indiretamente a embates recentes de Bolsonaro com governadores. Em um deles, o presidente desafiou-os a zerar o ICMS – um imposto estadual – sobre os combustíveis para em troca zerar impostos federais para o mesmo produto. Em 2019, a arrecadação do governo federal sobre combustíveis atingiu R$ 27,4 bilhões.

Além disso, no fim de semana, Bolsonaro indicou que a morte do ex-capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro Adriano da Nóbrega em uma ação policial na Bahia no último fim de semana pode ter sido uma queima de arquivo.

Essa hipótese é defendida pelo advogado da vítima, mas a polícia baiana argumenta que o miliciano estava armado e atirou contra os agentes no cerco feito em um sítio no fim de semana passado.

"Quem é responsável pela morte do capitão Adriano? PM da Bahia do PT. Precisa falar mais alguma coisa?”
, disse Bolsonaro a jornalistas em evento no Rio de Janeiro, ao ter dito depois que a "imprensa está dizendo que foi queima de arquivo".

O documento dos governadores prega que é preciso observar os limites institucionais. "Equili?brio, sensatez e dia?logo para entendimentos na pauta de interesse do povo e? o que a sociedade espera de no?s", avaliou.

A carta disse que trabalhando juntos será possível contribuir com a melhoria de vida dos brasileiros, a redução da desigualdade e busca da prosperidade econômica. E faz o convite para Bolsonaro participar do próximo encontro dos governadores.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews