Em carta, governadores pedem ao Senado aprovação de auxílio a estados votado pela Câmara

16/04/2020 09h22


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoCarta ao Presidente(Imagem:Reprodução)
Governadores de 25 estados enviaram nesta quarta-feira (15) uma carta ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para pedir a aprovação do projeto de auxílio a estados e municípios aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados.

A exceção foram os governadores de Roraima, Andonio Denarium, e de Rondônia, Marcos dos Santos.

O texto prevê ajuda de cerca de R$ 80 bilhões pelos próximos seis meses para compensar as perdas com a queda na arrecadação do ICMS e do ISS.

"Não haverá reconstrução nacional e retomada econômica se permitirmos o colapso social que adviria da interrupção de serviços públicos essenciais, como saúde, segurança, educação, sistema penitenciário, iluminação e limpeza pública", afirmam os governadores na carta.

"A imediata aprovação do referido projeto constitui, assim, forma eficiente de evitar uma perturbação generalizada e salvar numerosas vidas. Afinal, a demora na apresentação de soluções concretas é o nosso maior inimigo depois do vírus", acrescentaram.

A articulação política do Palácio do Planalto, contudo, trabalha para enviar ao Congresso uma proposta com valores diferentes para o auxílio a estados e municípios.

Senadores ouvidos pelo blog alertam que a pressão dos governadores será fundamental para manter o texto da Câmara.



Tópicos: estados, carta, governadores