Em busca de popularidade, Bolsonaro anuncia mais agendas no Nordeste

19/01/2022 16h20


Fonte 180graus.com

 Imagem: Reprodução
Presidente Jair Bolsonaro.(Imagem:Reprodução)Presidente Jair Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, nesta terça-feira (18/01), mais dois estados que visitará em fevereiro na Região Nordeste: Paraíba e Ceará. Em conversa com apoiadores, o mandatário indicou que essas unidades federativas devem completar o roteiro de dois dias pelo Nordeste. As informações são do Metrópoles.

Bolsonaro já havia antecipado que a visita ao Rio Grande do Norte era certa. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que é do estado e deverá se candidatar a um cargo este ano, deve acompanhar o presidente.

“Está previsto aqui, mês que vem, eu ficar dois dias no Nordeste. Quem faz essa pauta é o Rogério Marinho, que é o cara ali da transposição, da água. Eu acho que vou estar em três estados, talvez esteja no Ceará, sim. Um, eu tenho certeza: é o Rio Grande do Norte. É sempre um prazer ir para essa região, porque o tratamento é excepcional”, declarou o chefe do Executivo federal.

O Nordeste é a única região em que Bolsonaro foi derrotado por Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições de 2018. Na ocasião, o militar conquistou 30% dos votos, enquanto o petista teve 69%. Em campanha pela reeleição, o titular do Planalto busca conseguir mais apoio na localidade, reduto eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nas viagens que faz ao Nordeste, o mandatário, para se defender de acusações de xenofobia, costuma lembrar que conta com alguns “cabras da peste” em seu governo. São eles: Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), ambos do Rio Grande do Norte; Gilson Machado (Turismo), de Pernambuco; João Roma (Cidadania) da Bahia; e Marcelo Queiroga (Saúde), da Paraíba.

Aumento de viagens ao Nordeste

Em 2021, em busca de mais popularidade, Bolsonaro passou a visitar mais a Região Nordeste, em detrimento do Sudeste. Outro destino com alta foi o Norte.

Até o fim de agosto de 2021, foram 77 deslocamentos nacionais. Desse total, 17 foram para o Nordeste. No mesmo período de 2020, foram só sete viagens para a região. Ou seja, uma alta de 142%.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: presidente, estados, visita