Em audiência pública, deputados pedem mais investimentos na Emater

24/10/2019 15h35


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Ascom/AlepiEm audiência pública, deputados pedem mais investimentos na Emater.(Imagem:Ascom/Alepi)

Os deputados Gustavo Neiva (PSB), líder da Oposição, e Teresa Britto (PV), vice-lider, defenderam nesta quinta-feira (24), durante audiência pública realizada para debater a situação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), que o Governo do Estado adote medidas no sentido de melhorar as condições de trabalho e de salários dos servidores do órgão.

Teresa Britto argumentou que os projetos apresentados pelo diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, são importantes, mas que, em primeiro lugar, deve estar a valorização dos funcionários.

A deputada afirmou que está faltando vontade política ao governo para atendimento das reivindicações dos servidores, que reclamam a implementação do plano de cargos, carreira e salários para garantir à categoria o enquadramento e promoções, beneficiando, principalmente, aqueles que já podem se aposentar.

Já o deputado Gustavo Neiva, que requereu a audiência pública na Comissão de Infraestrutura e Política Econômica, lembrou que o governo havia prometido um novo plano de cargos e salários, mas, ao enviar o Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa, fez alterações que desagradaram o pessoal do Emater, por isso a proposição não foi apreciada pelos parlamentares.

Gustavo Neiva lembrou que as condições de funcionamento do Emater são precárias por isso decidiu apresentar requerimento propondo a realização da audiência pública, inclousive depois de saber dos servidores que o escritório do Emater em Floriano havia sido abandonado pelo Governo do Estado.

O líder do Governo na Alepi, deputado Francisco Limma (PT), admitiu que há vários anos acontece o desmonte do Emater, com a extinção da Empresa Brasileira de Extensão Rural (Embrater). Francisco Limma garantiu, no entanto, que o governador Wellington Dias trabalha no sentido de melhorar as condições salariais e de funcionamento do Emater.

No encerramento da audiência pública, o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, disse que a situação do órgão vai melhorar quando forem liberados os recursos dos empréstimos que serão obtidos pelo Governo do Estado junto a instituições financeiras públicas e privadas, de acordo com autorização dada pela Assembleia Legislativa para as operações de crédito.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, governo, servidores