Eleitores vão às urnas neste domingo (6) para escolher prefeito em São Lourenço do Piauí

06/08/2023 13h29


Fonte ClubeNews

Imagem: Antonio Augusto/Ascom/TSEEleitores vão às urnas neste domingo (6) para escolher prefeito em São Lourenço do Piauí.(Imagem:Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Os 4.948 eleitores do município de São Lourenço do Piauí – distante 552 km de Teresina – vão às urnas, neste domingo (6), para escolher o novo prefeito da cidade. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do prefeito e vice da cidade, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e Valdeci Paes de Castro (PSB), respectivamente, e determinou a realização de eleições suplementares.

Foram distribuídos cinco locais de votação na zona urbana da cidade e quatro na zona Rural, com 16 seções eleitorais com quatro seções agregadas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) enviou ao local 24 urnas eletrônicas.

A transmissão dos resultados obtidos das mídias extraídas das urnas eletrônicas de votação e a conferência dos materiais vindos das seções, como zerésimas, atas de seção, cadernos de votação, serão feitas publicamente na Câmara Municipal de São Lourenço do Piauí.

Candidatos

Concorrem pela coligação “São Lourenço em Boas Mãos”, formada pelos partidos PSD e PP, os candidatos a prefeito e vice, Thiago Damasceno Ribeiro Santana e Wallacy Rangel de Oliveira Paes Damasceno.

Pela Federação “Brasil da Esperança – Fé Brasil”, composta pelos partidos PT, PC do B e PV, os candidatos a prefeito e vice, Raimundo Nonato de Sousa Marques e Marcelo Ribeiro de Oliveira.

Cassação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, no dia 11 de abril, os mandatos do prefeito de São Lourenço do Piauí, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD), e do vice, Valdeci Paes de Castro (PSB), suspeitos de compra de voto nas eleições de 2020.

A coligação A Vitória é do Povo e a ex-candidata à Prefeitura de São Lourenço, Michelle de Oliveira, ajuizaram uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), acusando a chapa vencedora de oferecer dinheiro e vantagens em troca de voto.

Conforme a denúncia, o prefeito teria admitido que praticou boca de urna na data da eleição. Também foram apresentados pela coligação e pela candidata adversária dois áudios captados em local público em que o vice-prefeito reconhece que a oferta de benefícios a eleitores foi determinante para garantir a vitória nas urnas.

Prefeito provisório

O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço do Piauí, Iran Damasceno Ribeiro, assumiu o cargo de gestor municipal, nesta sexta-feira (14), após a cassação do irmão, o prefeito Biraci Damasceno.

Iran deve permanecerá como prefeito até o resultado eleição suplementar. O prefeito interino tem 58 anos, o 2º grau completo, é vereador com cinco mandatos e nunca havia disputado a prefeitura da cidade.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: prefeito, candidatos, urnas