Eleições 2024: Piauí registra 72 candidaturas femininas ao cargo de prefeita

09/09/2024 09h15


Fonte ClubeNews

Imagem: Marcelo Camargo/ Agência BrasilMesários a serviço da Justiça Eleitoral.(Imagem:Marcelo Camargo/ Agência Brasil)Mesários a serviço da Justiça Eleitoral.

O Piauí terá 72 candidatas ao cargo de prefeita nas eleições municipais de 2024. A amostra representa 15% das candidaturas ao Poder Executivo no estado, que se iguala à média nacional entre os entes federados. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Para as eleições de 2024, o Piauí registrou cerca de 480 candidatos ao cargo majoritário. Conforme o levantamento, um a cada seis candidatos é mulher. Em termos regionais, a participação feminina é de 18% no Nordeste, 17% no Norte, 15% no Centro Oeste, 13% na região Sudeste e Sul.

Quando considerado o perfil das candidatas mulheres piauienses, a média é de 50 anos, 86% possuem nível superior completo, 40% se declararam brancas e 63% são casadas. Desse total, 25% já são prefeitas e estão em busca da reeleição.

Segundo o estudo, todos os estados do Nordeste, exceto o Piauí, possuem uma média de representatividade feminina acima da média nacional de 15% e todos da Região Sul e Sudeste, exceto o Rio de Janeiro, estão abaixo da média.

Disputa feminina

A disputa pela Prefeitura de Pedro II é encabeçada por duas mulheres: Neuma Café (PT) e Betinha Brandão (MDB), candidata à reeleição.

Tanto Betinha, como Neuma, são de famílias políticas tradicionais da região. A atual prefeita, Betinha Brandão, é casada com o deputado estadual, Wilson Brandão (PP), líder político em Pedro II.

Já a ex-prefeita Neuma Café, como o sobrenome indica, é neta do ex-prefeito Tomaz Café, eleito três vezes prefeito em Pedro II e que durante anos exerceu forte influência política no município.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: feminina, prefeita, piau?