Doria diz que se arrepende de ter apoiado Bolsonaro: "Pior presidente"

16/04/2023 08h06


Fonte meionorte.com

Imagem: ReproduçãoDoria diz que se arrepende de ter apoiado Bolsonaro(Imagem:Reprodução)Doria diz que se arrepende de ter apoiado Bolsonaro

O ex-governador de São Paulo João Doria (sem partido) afirmou estar arrependido de ter apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2018.

Ele considera que Bolsonaro foi o "pior presidente" que o país já teve e que, assim como "milhões de brasileiros", foi enganado pelo ex-mandatário. 

Doria argumenta que, na ocasião, era difícil para ele apoiar o PT, uma vez que em 2016 havia vencido a disputa pela Prefeitura de São Paulo contra Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição. Doria venceu as eleições com 53,29% dos votos (3 milhões de votos), enquanto Haddad teve apenas 16,70% (900 mil votos).

Apesar da disputa eleitoral, o ex-tucano afirmou que Haddad foi um bom prefeito e é uma boa pessoa. "Naquele momento eu havia vencido o PT em São Paulo em 2016. Havia vencido uma eleição dura, com o Presidente Lula ainda no alto do seu prestígio, embora não mais como presidente, era a Dilma (Rousseff). Havia vencido Fernando Haddad, que foi um bom prefeito, não foi um mal prefeito, é uma boa pessoa. Não tinha como fazer o apoio ao PT naquele momento", disse Doria à GloboNews, na noite de sexta-feira (14/4).

O ex-governador também explicou que um dos critérios que o ex-presidente Bolsonaro usou para enganá-lo foi a escolha dos ministros para o seu governo.

Doria disse que a aproximação de Bolsonaro com Paulo Guedes, ex-ministro da Economia e amigo próximo dele, com Sergio Moro, ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, e outras figuras "liberais, que ele respeitava", o fez cair "no conto do Bolsonaro".

É importante lembrar que, na época, Jair Bolsonaro ressaltava que todos os seus ministros do primeiro escalão seriam escolhidos com base em "critérios técnicos".

"Bolsonaro acenava com Paulo Guedes, o liberal, meu amigo, quase fomos sócios de uma empresa, tinha uma boa relação com ele. Falava com Sergio Moro, falava com figuras liberais, pessoas que eu respeitava. Eu, como muitos milhões de brasileiros, caímos no conto do Bolsonaro, eu não tinha convívio com ele na Câmara [dos Deputados] e foi o conto do vigário. Tristemente, foi o pior presidente que o Brasil já teve. Uma memória muito triste, que eu espero que se apague ao longo da história. Esse foi um erro que eu cometi, me custou caro", disse Doria sobre o seu apoio ao ex-presidente.

Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu as eleições, Doria disse que torcia pelo petista e afirmou que ele trazia expectativas para um novo cenário.

O ex-tucano chegou a cogitar candidatar-se à Presidência da República.

Tópicos: elei??es, bolsonaro, doria