Dívida pública deve se aproximar de 82% do PIB em 2021, diz secretário do Tesouro

24/07/2021 07h00


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDívida pública deve se aproximar de 82% do PIB em 2021, diz secretário do Tesouro(Imagem:Reprodução)

 O secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, afirmou nesta sexta-feira (23) que a dívida pública federal deve se aproximar de 82% do PIB brasileiro até o final de 2021.

"A tendência, por enquanto, é termos a dívida mais próxima de 82% [do PIB], talvez até um pouco abaixo disso", afirmou Bittencourt em transmissão ao vivo do site Jota. "Estamos migrando para o entorno de 82%, é isso que deve mostrar o próximo relatório", complementou.

A projeção é menor que a última estimativa oficial divulgada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, no mês passado. Em apresentação à comissão do Congresso que acompanha o combate à Covid, Guedes falou em um patamar maior, de 84,7%.

O próximo relatório de projeções da dívida pública, divulgado semestralmente pelo Tesouro Nacional, deve ser publicado em 27 de outubro.

Com a pandemia, a dívida pública federal ultrapassou a casa dos R$ 5 trilhões pela primeira vez na história no fim de 2020.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: tesouro, pib, d?vida