Dilma Rousseff vem ao Piauí para visitar obras da Transnordestina

10/09/2015 08h01


Fonte G1 PI

Foi confirmado pela a assessoria da Presidência da República nesta quarta-feira (9), que a presidente Dilma Rousseff fará uma visita ao Piauí na sexta-feira (11). De acordo com a agenda oficial, ela deverá chegar por volta das 11h e fará primeiro uma visita às obras da Transnordestina no município de Paulistana, a 452 km ao Sul da capital.

Na parte da tarde, a agenda da presidente será em Teresina, onde às 15h30 ela participa do Dialoga Brasil, no Teresina Hall. O projeto é uma plataforma que apresenta 14 temas e 80 programas prioritários do governo federal para que a população proponha melhorias nas políticas públicas e na vida dos brasileiros.

Imagem: Reprodução/NBRA presidente Dilma Rousseff no desfile de 7 de Setembro, em Brasília.(Imagem:Reprodução/NBR)

Logo em seguida, ainda em Teresina, a petista se reúne às 18h com empresários locais em um restaurante na Zona Leste da capital.

A Transnordestina inicia no município piauiense de Eliseu Martins e vai até os Portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará. Concluída, terá como missão elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região. Tem valor estimado de R$ 5,42 bilhões. É a obra mais importante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí, com trecho de cerca de 400 km.

Obra atrasada
A ferrovia começou a ser construída em junho de 2006, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deveria ter ficado pronta quatro anos depois, ao final do mandato. De acordo com o governo federal, o projeto prevê 2.304 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios – 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco.

Em agosto de 2014, em nota enviada ao G1, o Ministério dos Transportes relatou que greves dos operários, quebra de acordos e atrasos nas desapropriações são alguns dos fatores que contribuíram para o atraso na Transnordestina que só deverá ser entregue em 2016.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook