Dilma nomeia ministros após exoneração de Barbalho e Braga

23/04/2016 08h20


Fonte GP1

Na última sexta-feira (22), a presidente Dilma Rousseff exonerou os ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga, e da Secretaria dos Portos, Helder Barbalho. Os dois ministros eram do PMDB e entregaram suas cartas de demissão na quarta-feira (20).

No Diário Oficial da União (DOU) desta sexta foram publicadas as nomeações de Marco Antônio Martins de Almeida para assumir o ministério de Minas e Energia e Maurício Muniz Barreto de Carvalho para a Secretaria dos Portos.

Também foram nomeados os novos ministros do Turismo, Alessandro Teixeira, que assume no lugar de Henrique Eduardo Alves (PMDB) e das Cidades, Inês da Silva Magalhães, para a vaga de Gilberto Kassab (PSD).

O motivo da saída dos peemedebistas dos ministérios foi a decisão do partido de desembarcar do Governo Dilma. Mauro Lopes, da Aviação Civil e Celso Pansera, da Ciência e Tecnologia também deixaram o Executivo na semana passada.

Antes da decisão, o PMDB comandava sete dos 32 ministérios. Atualmente apenas dois peemedebistas enfrentaram a decisão da sigla e permanecem à frente das pastas: Marcelo Castro, ministro da Saúde e Kátia Abreu, da Agricultura.

O ex-ministro das Cidades, Gilberto Kassab, entregou sua carta de demissão após o PSD decidir votar a favor do impeachment de Dilma.

Ministros Interinos

Apesar da nomeação dos quatro novos ministros, outras cinco pastas ainda estão sob o comando de chefes interinos: Casa Civil, Esporte, Integração Nacional, Aviação Civil e Ciência e Tecnologia.

Tópicos: dilma, ministros, presidente